Cidades

Em visita, Agnelo conhece sistema público de saúde do Acre

postado em 27/01/2012 07:41
O governador Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, realizaram ontem uma viagem ao Acre para conhecer o sistema público de saúde do estado. O atendimento hospitalar gratuito daquele estado foi apontado no ano passado como o melhor do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde.

Barbosa adiantou durante a visita que o edital de chamamento para a inauguração das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deverá ser publicado até fevereiro. A concorrência vai selecionar as organizações sociais aptas a exercerem atividade médica no Distrito Federal que irão colocar as unidades em funcionamento.

A intenção do governador com a visita ao Acre é adaptar os casos de sucesso registrados no estado às características estruturais e populacionais da capital federal. Agnelo conheceu Unidades de Saúde da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), o Centro de Saúde Augusto Hidalgo, o Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência, uma Unidade de Pronto Atendimento e a Maternidade Rio Branco. Em comum, as unidades prezam pela descentralização do atendimento, com foco na atenção primária.

Agnelo também visitou projetos e programas na área de desenvolvimento social, como a Organização Centro de Atendimento (OCA), unidade similar ao Na Hora do DF. O governador retornou na madrugada para Brasília, onde deve inaugurar ainda hoje a Farmácia Ambulatorial Especializada para entrega de medicamentos para doenças crônicas, em Ceilândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação