Cidades

Faixa exclusiva para ônibus, vans escolares e táxis passa a valer na EPTG

Fiscalização não tem data de início. Via também recebeu mais nove radares, dos 35 que serão instalados até abril

postado em 31/01/2012 06:55
Carro particular trafega pela faixa restrita aos ônibus na EPTG: não há previsão de quando os infratores começarão a ser multados
A partir de hoje, a faixa central da Estrada Parque Taguatinga só poderá ser usada por veículos de transporte coletivo, como ônibus e vans escolares, além de táxis. No primeiro momento, oito linhas trafegarão pelas pistas de concreto, em modo semiexpresso, ou seja, sem parar em nenhum ponto da EPTG (veja arte).

A expectativa é de que as viagens sejam entre quatro e sete minutos mais rápidas. As demais linhas continuarão a operar pelas marginais. Os primeiros dias servirão para adaptação e não há previsão de quando os infratores serão multados. Porém, os motoristas devem estar atentos a mais um fator: a via recebeu mais nove radares e agora tem 24 pardais em sua extensão. No máximo até o fim de março, devem ser 50 ao longo dos 11,5km da pista.

A mudança de uso da faixa não vai dar utilidade às paradas de ônibus do canteiro central, projetadas para atender aos carros com portas nas duas laterais que nunca foram licitados. Para o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, a medida é uma tentativa de minimizar os problemas resultantes das obras de reforma, considerada por ele problemática. ;Temos três ;elefantes brancos; nessa obra: a pista, as paradas e as passarelas. Como houve um investimento pesado ali, em respeito ao contribuinte, encontramos essa maneira de aproveitar a pista;, afirma Campanella.

Expectativa
Inicialmente, oito linhas de ônibus se tornaram semiexpressas. O DFTrans aguardará os primeiros resultados para avaliar a necessidade de converter outras das 35 linhas operantes na EPTG. Os passageiros esperam ver resultados logo nos primeiros dias. A bancária Suelen Lobo, 21 anos, mora em Ceilândia, estuda em Taguatinga e trabalha na Asa Norte. Para chegar à agência, saindo de Taguatinga, ela perde pelo menos 40 minutos. ;Isso porque não é hora de pico. Já gastei até duas horas para chegar ao Plano Piloto. Para mim, um ônibus expresso é perfeito. Vamos esperar que isso funcione;, diz.

O motorista de transporte escolar José Roberto Souto Silva, 37 anos, é mais cauteloso. Ele leva estudantes moradores de Águas Claras para escolas da Asa Sul todos os dias. Normalmente, chega à EPTG por volta das 6h30, quando não costuma haver congestionamento. Já na hora de levar os estudantes do turno vespertino de volta para casa, entre as 18h e as 19h, a situação se complica. ;O problema maior é o trânsito no fim da tarde. Claro que a notícia é boa, mas prefiro ver como vai ser para avaliar;, diz. Todos os carros com permissão para fazer o trecho sem parar estarão sinalizados.

A pista de ônibus já tem pintura de faixa contínua e há placas no início de cada sentido do trecho de ligação Taguatinga ; Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A chegada em ambos os locais costuma registrar engarrafamentos devido ao afunilamento das vias. Para Campanella, a situação não será agravada com as mudanças. ;Não há aumento no número de ônibus, somente a readequação deles. Esse afunilamento é um dos problemas da reforma da EPTG e ainda está em estudo o que pode solucioná-lo;, afirma.

O modelo de faixa exclusiva para veículos coletivos está em vigor desde 27 de dezembro na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e é considerado bem-sucedido pelos órgãos de trânsito e fiscalização. Hoje, é fácil ver carros de passeio trafegando em alta velocidade pelas pistas de concreto da EPTG, desenhadas especificamente para o transporte público. Por isso, além de privilegiar os 15 mil passageiros da via, a regra deve aumentar a segurança da rodovia distrital. Hoje, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vão acompanhar o movimento e farão abordagens educativas.

Mais radares
Desde que a EPTG foi entregue, no fim de 2010, após quase dois anos de obras, a via recebeu 15 radares eletrônicos. No início de janeiro, o DER fechou contrato com uma empresa para colocação de mais 35 pardais. De acordo com o órgão, até o momento, nove deles já estão instalados. O superintendente de Trânsito do DER, Murilo de Melo Santos, disse que a empresa tem um prazo de 90 dias para colocar os 26 restantes, mas a expectativa é de que todos estejam nas ruas em um mês. A alta velocidade dos carros na EPTG preocupa. Ela é uma das responsáveis pelo número de acidentes com mortes. No ano passado, de acordo com o Departamento de Trânsito, a via teve 13 colisões fatais.

Adiado início da fiscalização na EPNB

O DFTrans adiou para o dia 13 o início da fiscalização na faixa exclusiva para ônibus da EPNB, previsto para ontem. A partir da próxima segunda-feira, no entanto, caminhões já terão de se habituar às restrições. O superintendente de Trânsito do DER, Murilo de Melo Santos, afirma que ainda não foi estipulado o horário em que os veículos pesados serão proibidos de usar a via. Esta semana, o DER, a Polícia Militar e o DFTrans estarão na EPNB a fim de notificar motoristas de carros leves que usarem a faixa exclusiva . Até o fim de fevereiro, a expectativa é de que o DER conclua a obra no viaduto na entrada da Candangolândia para liberar uma faixa para os carros e dar mais fluidez ao trânsito. Táxis e vans escolares também devem receber autorização para utilizar o corredor exclusivo.

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