Cidades

Novo diretor da PCDF deve sair de lista tríplice sugerida pela categoria

postado em 06/02/2012 07:02
O nome do novo diretor-geral da Polícia Civil deve ser anunciado até amanhã pelo Palácio do Buriti. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, que está participando pessoalmente da escolha com o governador Agnelo Queiroz, existe grande chance de que o indicado saia mesmo da lista tríplice apresentada pela categoria como sugestão na semana passada. De qualquer forma, o secretário contrapõe que nomes fora da lista também estão sendo avaliados.

Até agora, cinco candidatos estão mais cotados. A esperança das entidades que representam a categoria é que o indicado saia da lista entregue a Agnelo. Além disso, elas ainda esperam que o novo diretor não faça uma mudança drástica na estrutura da polícia, como a promovida em novembro pelo ex-diretor Onofre de Moraes, exonerado na semana passada após a divulgação de imagens nas quais criticava membros do governo, inclusive o próprio governador.

Dias após ter assumido o cargo, Onofre capitaneou uma mudança radical na corporação, substituindo chefias, delegados de especializadas, delegados de áreas e até mesmo equipes de agentes e escrivães. A ação foi vista como uma tentativa de demarcar território e descontentar boa parte da corporação, que estava em greve justamente naquela época. Ainda que o movimento tenha sido superado dias depois sem que os policiais tenham conseguido muitas conquistas reais, a avaliação posterior é que a movimentação promovida pelo ex-diretor atrapalhou o andamento do trabalho.

;Foi muito radical da parte dele. Equipes que vinham investigando casos há meses tiveram de mudar de área. A polícia trabalha com informantes. E quem passa informações para uma equipe não quer dizer que necessariamente vai fazer o mesmo com outra. E daí investigações em andamento pararam de vez;, diz uma fonte na Polícia Civil.

A matéria completa você lê na edição impressa desta segunda-feira (6/2) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação