Cidades

Grande chef fecha restaurante de 18 anos para publicar livro de receitas

Uma das mais respeitadas chefs da cidade, Alice Mesquita decide fechar seu restaurante, que funcionou durante 18 anos, para se dedicar à família, aos alunos e à publicação de um livro. Ela pretende também aprofundar seus conhecimentos sobre a culinária brasileira

postado em 11/02/2012 08:00

Alice Mesquita conta que amadureceu a decisão ao longo do ano passado:
Por decisão de sua chef e proprietária, o Alice Brasserie encerra suas atividades depois de 18 anos, período em que Alice Mesquita aprendeu, aprimorou e ensinou as técnicas da requintada cozinha francesa. Mesmo ainda visivelmente apaixonada pelo que faz, ela dá uma pausa nas atividades diárias do restaurante para se dedicar a novos desafios e à família.

Foram a inquietação e a paixão pela família que impulsionaram Alice rumo a novos voos. Cobrada constantemente pelo marido, pelo filho, pela filha e pelos netos por sua ausência, a chef resolveu desacelerar um pouco e retomar antigos projetos. ;Durante todo esse tempo de funcionamento, fui abdicando do convívio familiar e tenho sentido muita falta de estar com eles. Além do mais, tenho muitos pedidos de aulas que não conseguia conciliar com a correria do restaurante;, relata. Em clima de despedida, a casa funcionará até 19 de fevereiro com um menu especial de verão.

A mineira de Uberaba conta que a decisão, apesar de poder parecer repentina, foi amadurecida desde o ano passado. A proximidade do vencimento do contrato de aluguel do imóvel onde a casa funciona, na QI 17 do Lago Sul, apenas a antecipou. ;Não tenho queixa nenhuma. Acho o local maravilhoso para instalar um restaurante, mas resolvi não renovar, pois quero fazer coisas diferentes;, explica.

O tempo para refletir não tornou a escolha menos difícil. A chef conta que se despedir dos funcionários, com quem manteve vínculos por anos, e da rotina da casa é muito emocionante e até mesmo triste. ;É preciso coragem. Sair da zona de conforto e abraçar novos desafios faz a gente se renovar, e eu gosto de me sentir desafiada;, acredita.

Nos próximos meses, Alice pretende dar aulas de culinária em sua casa ou na dos alunos.

Uma das mais respeitadas chefs da cidade, Alice Mesquita decide fechar seu restaurante, que funcionou durante 18 anos, para se dedicar à família, aos alunos e à publicação de um livro. Ela pretende também aprofundar seus conhecimentos sobre a culinária brasileira
A receita predileta

Durante os 18 anos de funcionamento, o Alice Brasserie alcançou a excelência no preparo do pato. Não por acaso, o confit de carnad é a preparação preferida de Alice Mesquita:

Confit de pato ao molho de pimenta-verde

Ingredientes
; 4 coxas com sobrecoxas de pato (pode ser ganso ou marreco)
; 400g de banha de porco
; 150g de sal grosso
; 1 maçã verde
; 3 dentes de alho
; 1 raminho de tomilho
; 2 folhas de louro
; 8 pimentas em grão amassadas

Para o molho
; 150ml de vinho branco seco
; 3 colheres de sopa de conhaque
; 150ml de caldo de pato ou frango
; 25g de pimenta-verde em conserva
; 20g de manteiga e sal a gosto
; 100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo
; De um dia para o outro coloque as coxas com as sobrecoxas em sal grosso, cubra e leve à geladeira. No dia seguinte, retire o sal e lave a carne. Derreta em uma panela grande a banha de porco (ou de pato). Junte as coxas, a maçã cortada em quatro sem as sementes em grão. A gordura deve cobrir completamente a carne. Cozinhe em fogo muito baixo por duas a três horas. Retire a carne da panela, coloque-a cuidadosamente em um recipiente de vidro, inox ou porcelana, coe a gordura e despeje sobre as coxas de pato, cobrindo-as completamente. Guarde na geladeira ou no freezer. Quando for servir, retire-as da gordura cuidadosamente e doure-as em frigideira bem quente ou leve-as ao forno bem quente para dourar.

Molho: Derreta a manteiga em fogo brando, coloque as pimentas-verdes e mexa delicadamente por 2 minutos. Fora do fogo, acrescente o conhaque e o vinho branco. Volte ao fogo, tempere com sal a gosto e adicione o caldo. Cozinhe por 5 minutos e junte o creme de leite. Se desejar, acrescente também uma colher de chá de mostarda dijon. Deixe no fogo para o molho reduzir. Sirva bem quente sobre o prato.

Confira a receita da tortinha de goiaba com calda de queijo, o prepraro doce preferido de Alice Mesquita

Tortinha de goiaba com calda de queijo

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes a tortinha

; 2 xícaras de farinha de trigo
; 160g de manteiga gelada em cubinhos
; 1/3 da xícara de açúcar de confeiteiro
; 1 colher de café de canela em pó
; 1/2 colher de café de fermento em pó
; 1 pitada de sal
; 1 ovo
; 1/2 xícara de chá de goiabada derretida em fogo brando
; 1/2 xícara de chá de geleia de goiaba
; 1 gema
; Para a calda de queijo
; 1/2 pacote de cream cheese
; 500g de creme de leite fresco
; leite
; 1 pitada de sal

Modo de preparo

Para a calda de queijo: dissolva o cream cheese no creme de leite em fogo brando. Não deixe engrossar. Acrescente leite, colher a colher até obter uma calda leve. Tempere com uma pitada de sal para realçar o sabor do queijo.

Para a massa: amasse os ingredientes secos e a manteiga com os dedos até obter uma farofa. Acrescente o ovo e 1 colher de chá de água e continue a amassar até que a massa fique macia e homogênea. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve ao refrigerador por 30 minutos. Divida a massa em porções e forre forminhas individuais de trota com aproximadamente 10cm de diâmetro. Fure o fundo com um garfo e disponha o recheio dentro delas. Não encha muito. Com o recheio da massa, faça tiras e decore a superfície das tortinhas. incele as tiras com a gema e leve ao forno preaquecido a 180;C por cerca de 25 minutos ou até que a massa e o recheio estejam firmes. Desenforme e depois de frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva com a calda de queijo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação