postado em 11/02/2012 20:32
Sob chuva forte, cerca de 800 pessoas abriram oficialmente o carnaval de rua de Brasília na tarde deste sábado (11/2). Pelo 12; ano consecutivo, oito blocos se reuniram na comercial da 302/3 Norte e transformaram o local em um animado salão carnavalesco. No ano passado, mais de quatro mil brasilienses prestigiaram a folia. Para esta festa, a organização esperava pelo menos cinco mil pessoas, mas a chuva espantou grande parte do público.Durante a festa foi realizado o Final da Musa do Carnaval 2012. A artista plástica e brigadista Silvania de Alencar, 36 anos, foi a grande vencedora do concurso. Considerada a mais velha entre as candidatas, Silvania disse que o segredo da beleza é boa alimentação e academia. E comemorou: ;Estou emocionada porque amo Brasília;. O segundo e o terceiro lugares foram para Aline Mel e Flavia Fernandes respectivamente.
A programação contou com a apresentação das Bandas dos 08, blocos tradicionais de Brasília (Pacotão, Raparigueiros, Baratona, Galinho de Brasília, Baratinha, Asé Dudu, Menino de Ceilândia, Mamãe Taguá ). Segundo a organização, haverá durante todo o evento trio elétrico, bonecos gigantes e apresentação das novas fantasias.
Polêmica
A Prefeitura da 303 Norte colocou uma faixa na entrada da quadra, dizendo que não apóia a decisão da Secretaria de Cultura de disponibilizar o local para os ensaios dos blocos. Os que são contra a ideia explicam que falta estrutura para receber tantas pessoas, além de ser um grande transtorno a quantidade de lixo deixada para trás depois da folia. Segundo os moradores, a falta de banheiros químicos é outro agravante. "Sou totalmente contra o ensaio dos blocos, moro aqui há 5 anos e os foliões fazem do pilotis dos prédios banheiros públicos", afirmou o funcionário público João Luiz Rua Filho, 55 anos, morador da 303 norte.
Prefeito da quadra 303 norte, Paulo Alves, disse que até abaixo-assinado já foi feito para tentar impedir a reunião de foliões na quadra. "Pedimos assinaturas dos síndicos de todos os blocos, a maior parte dos moradores se mostrou contra [os ensaios] e ainda assim não ouve cancelamento. São 610 famílias prejudicadas pela falta de organização. Quando era só o Pacotão tudo bem, o problema é botar todos os blocos em um lugar pequeno e sem estrutura", reclamou.
Domingo de chuva na capital
Os brasilienses podem esperar mais precipitações para este domingo. A previsão é de que o tempo permaneça encoberto até terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Devido ao tempo ameno, a temperatura deve variar entre 18;C e 26;C. Desde o começo do verão, a chuva que caiu em Brasília e em outras regiões do DF equivale apenas a 10% do previsto para essa época do ano, segundo estimativas do Inmet. No entanto, a partir de quarta-feira, o sol deve sair e a temperatura subir até a marca dos 30;C nas horas mais quentes.