Cidades

Número de CNHs suspensas representa um aumento de 69,3% em relação a 2010

Adriana Bernardes
postado em 13/02/2012 06:59
Diariamente, 18 motoristas foram proibidos de dirigir no Distrito Federal em 2011. Os dados são do Departamento de Trânsito (Detran), que suspendeu 6.675 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), um salto de 69,3% em relação a 2010, quando houve 3.941 impedimentos. Principal causa das sanções, a alcoolemia ao volante respondeu por 4.943 proibições no ano passado, ou 74% do total registrado no período. A desobediência à tolerância zero prevista na Lei Federal n; 11.705/08 (veja O que diz a lei) também foi a causa de mais da metade das cassações de habilitação. Das 203 aplicadas, 155 foram por essa razão.

Motorista passa pelo teste do bafômetro em blitz da Polícia Militar no Sudoeste: 10.499 multas por infração à lei seca emitidas em 2011, incremento de 4,9% se comparado a 2010

;O aumento (nas cassações) se deve ao crescimento das infrações e também ao reforço no quadro de servidores que analisam os processos. Nossa prioridade são os casos de lei seca. Mas, assim que fecharmos o contrato de informática, vamos focar nos campeões de pontos;, afirmou Adilson Lima, gerente de Registro e Controle de Penalidade do Detran.

Para o vendedor João Paulo*, 31 anos, ter o direito de dirigir suspenso por um ano doeu mais que a multa de R$ 957 por ter sido flagrado sob efeito de álcool ao volante. Mas a punição foi insuficiente para que ele abandonasse o hábito de guiar após beber. A proibição de pegar o volante também foi descumprida reiteradas vezes. ;Não tinha como ficar sem o carro. Meu trabalho depende de deslocamento rápido;, justificou. Ele diz que, a partir do flagrante, passou a frequentar bares perto de casa. ;Antes, não estava nem aí e enchia a cara. Agora, bebo menos;, garante, como se isso fosse o suficiente.

A matéria completa você lê na edição impressa desta segunda-feira (13/2) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação