Cidades

Criado a duas mãos, a Praça dos Três Poderes é o símbolo da democracia

postado em 18/02/2012 08:00

A ágora dos gregos era o ambiente urbano da celebração coletiva. Era o lugar, como escreveu Richard Sennett, ;onde reinava a harmonia entre a carne e a pedra;. A praça mais importante de Brasília é uma ágora em forma de triângulo equilátero cujos três vértices são o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. O desenho geométrico só é visível do alto. É um corte imaginário ligando pontos arquitetônicos.

Como no país que fundou a democracia, a Praça dos Três Poderes se oferece simbolicamente ao povo. Para consagrar o espaço ao exercício democrático, Lucio Costa levantou o terreno em declive para consagrar, como quem estende ;a palma da mão;, expressão dele, à cidade. Houve ainda uma terceira intenção: o de suavizar o contraste entre a interferência urbana da nova capital e vastidão do cerrado virgem.

Fosse respeitada a localização escolhida por Lucio Costa, a praça (e portanto, todo o Plano Piloto) estaria muito mais longe da margem do Lago Paranoá. Por sugestão do presidente do júri que escolheu o projeto, o inglês William Holford, a Novacap empurrou toda a cidade 700 metros para mais perto do futuro lago. ;Na localização original, a praça seria na altura do que é hoje a ligação da L2 Norte com a L2 Sul;, esclarece Francisco Lauande Junior, professor de arquitetura da Universidade Católica de Brasília e autor de Brasília, a Praça dos Três Poderes, dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília.

Pode-se dizer que a Praça dos Três Poderes é uma obra de dois ; Lucio Costa e Oscar Niemeyer. O projeto urbanístico é do primeiro. Coube a Niemeyer desenvolver a ideia a partir dos croquis apresentados no concurso do Plano Piloto. ;A praça é o resultado da interpretação da ideia de um arquiteto por outro ; uma obra de urbanismo e arquitetura;, escreveu Lauande.

Leia reportagem completa na edição deste sábado (18/02) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação