Cidades

Passeio cívico pelo Congresso Nacional é boa opção para curtir o feriado

postado em 20/02/2012 08:58
Em vez de políticos engravatados, crianças correm pelos corredores do Congresso Nacional. Exploram com os olhos cada detalhe do cartão postal mais famoso de Brasília. Ocupam as cadeiras do plenário e brincam com os botões do painel de votação. Tocam em obras de Athos Bulcão, ficam íntimos do artista. Em fins de semana e feriados, pessoas comuns, de short e chinelos, ocupam o espaço, tornando-o mais democrático. O Congresso está aberto todos os dias para visitação, sempre das 9h às 17h. De segunda a sexta-feira, não é possível entrar trajando bermuda, camiseta sem manga e exige-se o uso de sapato fechado.

Obras de arte de artistas brasileiros, exposições, móveis e objetos raros são algumas das atrações da visita, que dura 30 minutos e é gratuita. Até amanhã, a expectativa é receber 6 mil pessoas

Obras de arte, móveis com design assinado por artistas e outros objetos raros ajudam a contar a história política do Brasil. Essas são apenas algumas das atrações que os visitantes poderão conferir ao passear pelo local. Além de centro de grandes decisões, a exploração do espaço pode ser uma rica opção de lazer. Abrem-se as portas do plenário, dos salões e até do gabinete da presidência da Câmara dos Deputados.

Nesta semana, distante da agitação do carnaval, muita gente aproveitou o feriado para conhecer o Congresso. Turistas e brasilienses fizeram o programa alternativo à folia. A expectativa da Câmara dos Deputados é receber cerca de 6 mil pessoas de sábado até amanhã. O passeio é gratuito e dura 30 minutos. Atrai visitantes pelo caráter cívico e também devido à beleza arquitetônica. A visita é guiada. Servidores treinados para receber o cidadão fazem o papel de guias. Em troca, ganham folgas.

A matéria completa, você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta segunda-feira (20/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação