Roberta Machado
postado em 24/02/2012 22:57
A forte chuva que caiu na noite desta sexta-feira (24/2) deixou algumas regiões de Brasília sem luz. Por volta de 22h, grande parte do Lago Sul ficou sem energia. Minutos depois, o Cruzeiro também ficou no escuro.De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), circuitos que abastecem essas regiões administrativas pararam de funcionar e equipes foram enviadas ao local para fazer o reparo. Segundo a companhia, a causa dos apagões pode ter sido a queda de árvores na rede elétrica ou a interferência dos raios das tempestades desta noite.
A Asa Norte ficou alguns minutos sem luz, mas a energia já foi restabelecida. Alguns pontos da Asa Sul chegaram a sofrer pequenas quedas de eletricidade. A CEB informou que algumas quadras isoladas da cidade também tiveram problemas, mas não soube informar onde ocorreram as falhas.
Em um restaurante do Lago Sul, a chuva espantou os clientes e obrigou a equipe a providenciar jantares à luz de velas para quem já comia no local. ;Improvisamos com velas e luzes de emergência. O cliente não entra no restaurante nessa escuridão;, explicou um garçom do estabelecimento, que preferiu não se identificar. Os pratos foram preparados no fogão a gás, em vez do elétrico, e as máquinas de débito dependeram das baterias dos aparelhos. Mas, segundo o funcionário, não ocorreram grandes problemas. ;Não sei se queimou alguma coisa, temos de ver depois;, disse.
A moradora da QL 18 Gorete Ribeiro, 47 anos, foi surpreendida pela forte chuva que varreu o Lago Sul nesta noite. ;Estávamos com visitas em casa, e veio esse temporal. A luz acabou, e eles tiveram de ir embora se molhando muito;, reclamou a mulher. A varanda, a sala e um dos quartos da casa de Gorete ficaram encharcados com a água que entrou pelas janelas. ;Fui para a sacada e só via chuva caindo de várias direções. Não estávamos preparados;, ressaltou.
Muitos moradores do Lago Sul reclamaram do apagão pelo twitter. Antes da queda de energia, a internauta @clarafavilla escreveu: "chove como se não houvesse amanhã aqui no final do lago Sul, Brasília. E a luz já pisca. Não demora e vamos ficar no breu...". O morador @tvenuto reclamou: "Alo #ceb, a energia ja pode voltar aqui no lago sul? Preciso tomar banho pra sair". Os atendentes da companhia receberam diversas reclamações de cidadãos pelo serviço de atendimento ao consumidor. O número para reclamações é o 0800-61-0196.