postado em 29/02/2012 16:25
Vinte e cinco mil mídias piratas foram apreendidas nesta terça-feira (29/2) na Feira do Gama. Os CDs e DVDs pertenciam a três bancas e seus proprietários foram presos em flagrante durante a Operação Barbanegra, realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Dcpim) . Maria Sandra Botelho, de 36 anos, Vânia Thelma dos Santos, de 29 anos, e Eliodro Adailso da Cunha Souza, de 30 anos, pagaram fiança no valor de R$1 mil e vão responder em liberdade.
Os feirantes correm o risco de terem os alvarás de funcionamento das bancas caçados pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). Os comerciantes confessaram o crime e disseram que compram as mídias de um fornecedor que as fabrica no Distrito Federal.
De acordo com o delegado da Dcpim Flávio Messina Alvim, a operação contra a pirataria é feita com frequência em todas as feiras do Distrito Federal e o objetivo não é apenas apreender o material pirateado, mas prender os vendedores e tentar identificar os fornecedores.
Flávio ainda destaca que a delegacia faz um trabalho de conscientização dos consumidores para que eles não adquiram produtos piratas. Segundo o delegado, além de o consumidor não saber a origem do produto, eles não têm garantia contra defeitos e alguns fazem mal a saúde, como é o caso dos óculos, dos cosméticos e das bebidas.
Somente neste ano a Dcpim já apreendeu 250 mil produtos pirateados, entre bolsas, sapatos, roupas, mídias, etc. No total, 73 pessoas foram presas apenas nos dois primeiros meses de 2012.