Cidades

Conta de água fica 11,2% mais cara a partir de hoje no Distrito Federal

postado em 01/03/2012 07:42
Começa hoje a ser computado na conta de água dos moradores do Distrito Federal o reajuste de 11,2%. O aumento, autorizado no dia 17 do mês passado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), ultrapassa em 4,7 pontos percentuais a inflação de 6,5% medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro a dezembro do ano passado. A Adasa, responsável por determinar as redefinições dos preços praticados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), justifica a elevação com a necessidade de reembolsar a empresa pública por investimentos que vêm sendo feitos desde 2008.

Em entrevista pouco após o anúncio do reajuste, o presidente da Adasa, Vinícius de Sá e Benevides, disse ao Correio que a agência optou por não ressarcir na totalidade as aplicações da Caesb em melhorias. Ele frisou que o pedido da concessionária por um reajuste de 13,4% foi negado. De acordo com a autarquia, o reembolso abrangerá R$ 200 milhões do que foi gasto e responde por 4,05% da elevação total autorizada. Também compõem o percentual de aumento o IPCA do ano passado e 0,65% referentes a um desconto previsto em lei concedido a consumidores que economizaram água.

Leia matéria completa na edição desta quinta-feira (01/03) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação