Cidades

Hemocentro precisa de doação de sangue do tipo O positivo ou negativo

postado em 01/03/2012 14:47

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anuncia que o estoque de sangue tipo O, positivo e negativo, está no limite para o atendimento regular de transfusões e faz apelo à população.

De acordo com a gerente do ciclo do doador, Ana Rita de Carvalho, 45% dos brasileiros pertencem a essa tipagem sanguínea, o que faz com que a necessidade de reposição contínua de sangue tipo O seja de extrema importância. "As plaquetas têm prazo de validade de cinco dias, por isso o Hemocentro precisa estar sempre repondo o estoque de sangue", enfatiza Ana Rita. O Hemocentro precisa ter de 250 a 300 candidatos a doadores por dia. Destes, cerca de 25% não passam pela triagem clínica.


Os doadores devem se dirigir à FHB, na quadra 03, conjunto A, bloco 03, próximo ao Hran, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. No dia da doação pela manhã (das 7h às 12 h), o doador precisa alimentar-se bem, evitando comidas gordurosas e derivados do leite (prefira leite desnatado ou de soja). Se a doação for no período da tarde, deve-se tomar o café da manhã normalmente, e doar sangue duas horas após o almoço, que deve ser composto por carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão. Não se pode doar sangue em jejum.


Confira as condições básicas para doar sangue:


; Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro)
; Alimentar-se bem antes da doação

; Não estar usando medicamentos

; Ter entre 18 e 65 anos de idade

; Pesar mais de 50 quilos

; Apresentar carteira de identidade ou profissional ou habilitação ou passaporte

; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação

; Antes da doação, não praticar exercícios físicos

; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas

; Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, é preciso esperar doze meses para doar

; No caso de ter realizado uma endoscopia, o período de espera também é de doze meses

; Evitar fumar duas horas antes da doação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação