Cidades

Professores da rede pública do DF poderão preencher diário de classe na web

postado em 01/03/2012 17:38

O tradicional diário de classe dos professores da rede pública de Ensino do Distrito Federal poderá ser preenchido eletronicamente a partir deste mês. Com isso, informações como desempenho escolar, lista de presença e o conteúdo ministrado pelos professores serão acessados pela internet, no site da Secretaria e Educação do DF. A novidade, publicada nesta semana no Diário Oficial do DF (DODF), estará disponível para os professores da rede pública a partir de 12 de março. A adesão à nova ferramenta é opcional.

O subsecretário de Modernização e Tecnologia da Secretaria de Educação, Luiz Roberto Moselli, explica que a iniciativa vai agilizar o tempo dos professores e dar mais condições de trabalho a eles. ;A Secretaria de Educação fará campanhas até junho para ensinar aos professores a usar a nova ferramenta e, em princípio, ninguém será obrigado a utilizá-la;, ressalta. Ele adiantou que o governo não fará nenhum investimento para promover a mudança.

Para o subsecretário, o diário eletrônico é uma evolução na educação e possibilitará a automação de todo o trabalho dos professores. Outra vantagem é a organização das aulas, que poderão ser elaboradas com antecedência e de forma sistemática. ;O mais importante, contudo, é o ganho de tempo, que será enorme;, complementa.

Outro ponto importante da mudança é que, a partir do segundo semestre deste ano, os pais dos alunos poderão acompanhar a vida escolar dos filhos. ;Para tanto, dependemos de uma infraestrutura mais completa nas escolas. Ela já está sendo implantada pela Secretaria de Educação em todas as unidades do DF;, adianta Luiz Roberto Moselli.

Desenvolvimento do projeto

Quatro professores da rede pública formaram uma comissão para desenvolver o projeto do diário de classe eletrônico oficial. André Tosta Mendes, que está no quadro do GDF há 13 anos, é um dos coordenadores. Segundo ele, o diário de classe eletrônico agiliza a vida dos profissionais e segue normas da Secretaria de Educação. ;Com a informatização, o professor vai ganhar tempo e poderá pensar em novos conteúdos pedagógicos. A vantagem não é só para nós que usaremos a ferramenta, mas também para o governo que terá o diário padronizado;, afirma André.

Os alunos aprovaram a mudança. Arthur Pontes de Sá, que cursa o 1; ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), acredita que, com o diário eletrônico, os professores terão mais tempo livre para apresentar novidades na sala de aula.

O diretor do Cean, Hamilton Paz das Neves, avalia que a adesão dos professores ao novo modelo de diário pode não chegar a 100% e afirma que as facilidades chegarão também à mesa da diretoria. ;A mudança vai acelerar todo o nosso trabalho, porque teremos acesso às notas, faltas e toda a vida em sala de aula do aluno em poucos minutos;.

Educação e Tecnologia

Para o subsecretário Luiz Roberto Moselli, a união de tecnologia e educação é fundamental para atrair o aluno à sala de aula. ;É importante dizer que não estamos informatizando a educação. Com as mudanças, estamos permitindo uma evolução no ensino e dos envolvidos neste processo: o professor e o aluno;.

O professor André Tosta Mendes acredita que essa aproximação é muito bem-vinda, embora o Brasil ainda esteja no início do caminho. ;Outros países já estão em um estágio bem avançando quando o assunto é tecnologia aliada à educação. Temos que pensar que a informatização não vai substituir o professor e o sistema pedagógico de cada profissional. O mundo está totalmente inserido neste sistema e o melhor é vê-lo como um aliado;, defende.

Para o professor João Sebastião Domiciano, outro integrante da comissão que desenvolveu o diário de classe eletrônico, até mesmo o rendimento dos alunos tem sido maior com o uso das novas tecnologias. ;O professor tem mais tempo de explicar as matérias e as ferramentas servem como um complemento para a sala de aula;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação