Cidades

Brasília contabiliza milésimo transplante de rim e quer ser referência

postado em 02/03/2012 13:58

Brasília já contabiliza mil transplantes de rim proveniente de doadores mortos ou vivos. O último procedimento foi realizado no último dia 22. A beneficiada com o novo órgão foi a aposentada Vânia Lúcia Lopes, 49 anos, que sofria de insuficiência renal. O procedimento foi realizado no Hospital de Base de Brasília. O doador do rim sofreu morte encefálica e a família autorizou a doação.

A equipe médica, que realizou o transplante, considerou o procedimento um sucesso. A paciente ainda permanece internada no hospital, mas pode deixar o hospital ainda nesta sexta-feira (2/3). Vânia recebeu a notícia que existia um rim compatível com ela durante o carnaval. Ela fazia sessões de hemodiálise para tratar a doença. ;Passava muito mal, vomitava e ficava indisposta durante todo o dia. Eu me sinto outra pessoa. Só tenho a agradecer a essa família por esse ato de amor;, revela Vânia.

A secretária de saúde quer aproveitar a oportunidade para transformar Brasília em uma cidade referência em transplantes no cenário nacional. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a capital pode ser uma das quatro maiores unidades de capitação e doação de órgãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação