postado em 09/03/2012 19:39
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZBB) lança, até o fim deste mês, o edital de concorrência para exploração das quatro lanchonetes do local. A concepção de cada uma das unidades deverá seguir propostas de sustentabilidade, como fossas e tijolos ecológicos, além de estruturas em madeiras de eucalipto tratado.A licitação é uma das várias iniciativas em andamento para atrair os visitantes ao ponto turístico. ;O pacote de obras inclui reforma nos recintos dos animais, troca do sistema de captação de esgoto, reparos dos banheiros e modernização da portaria com catracas;, destacou o diretor da FJZBB, José Belarmino.
O Jardim Zoológico abrange uma área de 689,75 hectares, mas somente 139 deles são reservados para visitação. No espaço estão distribuídos mais de 1.100 animais, aproximadamente 30 espécies de borboletas e uma extensa vegetação.
Praticamente toda a área de visitação do Zoo tem sido submetida a reparos. Até agora, houve a reforma de quase 40 recintos dos blocos dos Pequenos Primatas, dos Pequenos Carnívoros, da Galeria África e da Central das Aves. Os quatro parques infantis foram revitalizados e duas praças estão sendo construídas. Uma delas fica perto da Administração do Zôo e a outra próxima ao Teatro de Arena. Elas terão parques infantis e bancos.
Os quatro banheiros também passam pela reestruturação. ;Eles eram velhos e possuíam um sistema de captação de esgoto chamado fossa negra, que contamina o solo. Além do novo sistema de captação que está sendo implantado, vamos construir fraldários e banheiros para a família;, explicou o chefe da Unidade de Programas e Projetos, Raimundo Pereira. Ele acrescentou que o novo sistema de captação de esgoto, batizado de ecofossa, permitirá a purificação da água do esgoto e a reutilização dela para irrigar as áreas verdes do parque.
Pereira esclareceu ainda que a reforma da portaria do ponto turístico inclui a modernização do sistema de bilhetagem. ;Os visitantes utilizarão cartões que permitirão sua entrada;, explicou ele.
Fazendinha
Além do pacote de obras e reformas, o Jardim Zoológico de Brasília prepara novidades. Uma delas é o Fazendinha, centro para capacitação em técnicas agropecuárias. No local, será desenvolvido um projeto de compostagem de resíduos sólidos. Trata-se de um processo biológico em que os micro- organismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo. Na Fazendinha também haverá uma estufa para o cultivo de hortaliças e frutas e nela serão criados animais domésticos, como ovinos, suínos e aves, entre outros.
Programa para toda a família
Na área disponível para visitação do Zoológico de Brasília, é possível encontrar diversas espécies de aves, mamíferos e répteis. Estão entre eles girafas, hipopótamos, elefantes, jacarés, tigres, leões, ariranhas e aves de várias espécies.
Os visitantes podem ainda participar de vários projetos de entretenimento que envolvem a educação ambiental. ;Nós temos programas de educação ambiental destinados aos alunos, às pessoas com deficiência e à comunidade em geral;, explica o superintendente de Educação e Lazer da unidade, Marco Antônio de Castro.
Projetos
Zoo Vai à Escola ; Funcionários do Zoo vão até as escolas para ministrar palestras e desenvolver diversas atividades, de acordo com a faixa etária, com foco na educação ambiental.
Zoo Camping ; Por meio de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), atende a alunos carentes e os auxilia no acampamento realizado no Zoo. Em breve serão feitas novas parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com a Polícia Militar e grupo de escoteiros para ampliar o número de atendimentos.
Zoo Noturno ; Um dos mais procurados. Atende escolas e público em geral. O passeio é realizado à noite, de 19h as 22h, para observação dos animais crepusculares, aqueles que possuem hábitos noturnos, como a coruja, o porco espinho e o ouriço.
Visitas Monitoradas ; As escolas ou grupos podem visitar o Zoo e receber orientação monitorada de determinado espaço ou tema.
Colônia de Féria ; É realizado durante as férias escolares. As crianças participam por uma semana de diversas atividades.
Zoo Especial ; Destinado a idosos e pessoas com deficiência, especialmente as cadeirantes. A visita é monitorada e realizada em locais que oferecem acessibilidade.
Zoo Toque - Permite às crianças com deficiência visual tocarem os animais. Durante o passeio, as crianças tocam nos animais taxidermizados do Museu e em bichos vivos, adestrados para essa atividade.
Zoo Capoeira ; É promovido no espaço Onça/ Tigre uma vez por mês. O público pode assistir aos encontros dos capoeiristas e a apresentação da dança.
Zoo Ciência ; É direcionado aos alunos destaque das escolas de ensino médio. Os estudantes estudam sobre a micro-flora e a micro-fauna em uma sala que dispõe de equipamentos como computadores, microscópios e lupas.
Serviço
Jardim Zoológico de Brasília
Funcionamento: Terça a domingo
Entrada: R$ 2 por pessoa (exceto acima de 60 anos, menores de 10 e pessoas com deficiência)
Endereço: Avenida das Nações, Via L4 Sul -Brasília - DF
Telefone: (61) 3445-7000.