postado em 14/03/2012 18:05
Em encontro com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, membros da Unesco se mostraram impressionados com o envolvimento da população e da imprensa com a questão da manutenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade em Brasília.;Se este mesmo assunto estivesse em pauta na Espanha, por exemplo, não haveria tanta mobilização como está acontecendo aqui em Brasília;, afirmou Carlos Sambrício. ;Brasília é o melhor retrato da história moderna do Brasil;, completou.
Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, destacou o fato de que a busca pela manutenção do título se alia à busca pela qualidade de vida das pessoas que vivem na cidade.
O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, destacou que a relevância do tema, dado pela imprensa, é proporcional ao empenho do Governo do DF na manutenção do título de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ele explicou que para a atual gestão é muito importante que esse tema esteja em evidência para que haja discussão com a sociedade civil, com os institutos e associações de arquitetos e engenheiros. Frisou ainda que o GDF é parceiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Unesco em todos os aspectos. ;O governo é o primeiro a estar na defesa da preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade;, afirmou Magela.
Durante o encontro, o governador Agnelo Queiroz destacou o orgulho que os brasilienses sentem em morar em uma cidade tombada pelo Patrimônio. ;Brasília é um verdadeiro museu a céu aberto e pertence a todos os brasileiros;, afirmou.