Cidades

Exposição em homenagem ao Dia do Artesão fica até amanhã no Liberty Mall

3ª Exposição em homenagem a artistas locais reúne 20 expositores em shopping de Brasília. Evento segue até a próxima quarta-feira, sempre das 10h às 20h

postado em 20/03/2012 18:16
O evento reúne cerca de 20 expositores
Ao som do berimbau, instrumento feito de forma artesanal, o Hino Nacional do Brasil foi entoado, dando início a 3; Exposição em Homenagem ao Dia do Artesão. O evento, que foi iniciado nessa segunda-feira (19), no shopping Liberty Mall, e segue até a próxima quarta-feira (21), sempre das 10h às 20h, reúne cerca de 20 expositores, mostrando o que há de melhor dessa arte em móveis, metal, cerâmica, madeira, fibra, flores do cerrado e muito mais.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, destaca a importância do evento, que conta, ainda, com a participação das Secretarias de Turismo e de Cultura. ;Aqui, hoje, podemos ver a preocupação do Governo do Distrito Federal com o artesanato. Em um evento, há três secretários de Estado para debater e avaliar sobre essa arte de tamanha importância para nossa cidade;, afirmou Rojas.

;Entender o lado comercial do artesanato é essencial;, comentou o superintendente do shopping Liberty Mall, Geovaldo Dias. ;Esse já é o terceiro ano que mantemos essa parceria com a Secretaria de Trabalho e os artesãos, pois o artesanato tem que ser visto como algo que movimenta, além da cultura, o comércio local;, destacou.

Para Lúcia Cruz, artesã há 35 anos, o evento é uma forma de reconhecer o trabalho dos artesãos. ;Estou muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho como artesãos. Nós trabalhamos com o que amamos fazer. Além disso, é muito gratificante contribuir para a memória de Brasília. O nosso trabalho leva sempre uma bagagem cultural, um pouco da história da nossa cidade. Nós só temos que agradecer pela oportunidade;, afirmou.

O secretário de Turismo, Luís Otávio Neves, enfatiza que o artesanato tem mais finalidades, que vão além da perspectiva cultural e da profissional. ;Infelizmente, o artesanato ainda não é associado com o turismo, mas, em toda viagem que fazemos trazemos uma peça artesanal como lembrança. O artesanato se identifica com a cidade;, comentou.

Ainda em comemoração a essa data, na Casa do Artesão, no Conic, cerca de 60 expositores mostram seus trabalhos até quarta-feira (21), sempre das 8h às 17h. Tanto no evento do Conic como no Liberty Mall, a entrada é franca e o público presente pode adquirir as obras em exposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação