Cidades

Brasília recebe exposição que denuncia torturas da ditadura militar chilena

postado em 21/03/2012 15:32
Brasília recebe a partir desta quinta-feira (22/3), na Biblioteca Nacional, uma exposição itinerante chamada Arpilleras da Resistência Política Chilena. Arpillera é uma técnica têxtil elaborada em pano rústico, geralmente cânhamo ou linho grosso, proveniente de sacos de farinha ou batatas, com linhas, vários objetos e retalhos de tecidos. Os produtos da exposição foram feitos por mulheres que estiveram presas ou que tiverem maridos ou filhos presos, torturados ou assassinados durante a ditadura.

A exposição traz cerca de 30 arpilleras - que têm, em média, 60cm; -, e ilustram a determinação das mulheres diante da repressão policial às suas reivindicações, o senso de comunidade e a força política e social que elas conseguiam manter nesse cenário, além do terrorismo praticado pelos soldados carabineiros chilenos e pela polícia local. As costuras que serão exibidas aqui no país pertencem à pesquisadora chilena Roberta Bacic, curadora da exposição.

A abertura oficial será na sexta-feira (23/3), às 18hs. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o Secretário de Segurança Pública e Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, o Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, e a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, além de representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A exposição é gratuita e vai até o dia 29 de março. Depois de Brasília, as arpilleras passarão por Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação