Cidades

Parque Olhos D'Água ganha área de preservação com sete hectares

postado em 22/03/2012 18:28

O Parque Olhos D;Água, na Asa Norte, ganhou definitivamente a área verde situada na entrequadra 212/213. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quinta-feira (22/3) decreto que incorpora sete hectares à área de lazer da região.

Com a inclusão da área, o Parque terá sua área expandida em 30%, passando de 21 para 28 hectares. A reserva recém-anexada foi adquirida por um empresário em 2000, por meio de licitação promovida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Atendendo à reivindicações da comunidade local, que não aprovava a construção de um centro comercial no local, o GDF comprou o terreno, avaliado em R$ 20 milhões.

O decreto prevê, ainda, medidas de preservação do local, que abriga nascentes. Para isso, estão autorizadas obras de engenharia que preservem os recursos hídricos, eliminem as erosões e o odor causado pelo tratamento de esgoto e impeçam o assoreamento do córrego pelo lançamento direto das redes pluviais.

As medidas seguirão diretrizes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) será responsável por elaborar um novo projeto urbanístico para a área.
O decreto também determina a interligação entre as áreas I e II do Parque Olhos D;Água e desses setores ao Parque do Arboreto - que abriga 43 hectares na 615 Norte -, com passagens subterrâneas para circulação das águas, dos animais e de visitantes.

O ato faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira. O evento contou com a participação de diversos moradores da região e usuários do local.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação