Cidades

Centro Olímpico do Riacho Fundo é inaugurado nesta quinta-feira

postado em 22/03/2012 19:21
Em comemoração ao 22; aniversário do Riacho Fundo I, o Governo do Distrito Federal entregou à população da cidade, nesta quinta-feira, o 9; Centro Olímpico do DF. Foram abertas as inscrições para sete cursos: futebol de salão e de areia, voleibol, handebol, basquete, estimulação motora e atividade orientada. As 1.725 vagas disponíveis serão distribuídas por sorteio. Nos dias 3 e 4 de abril, serão realizadas as primeiras aulas.

O Centro Olímpico do Riacho Fundo I conta com piscina, quadras de futebol de areia e de salão, ginásio poliesportivo, salas de apoio, equipamentos para exercícios físicos (circuito inteligente), aparelhos específicos para idosos e para pessoas com necessidades especiais. A unidade conta também com 12 professores, pedagogo, psicólogo, assistente social e equipe administrativa.

O diretor da unidade, Wagner Alves Pereira, explicou que a infraestrutura do centro olímpico é ecologicamente responsável, com reutilização de água, aproveitamento da luz solar e descarga a vácuo, que é bem mais econômica. ;Estamos abrindo hoje com uma excelente estrutura física e humana. Nossa intenção é melhorar a cada dia; disse, animado.

De acordo com o secretário de Esportes, Célio René, os Centros Olímpicos representam um projeto social de grande importância para a sociedade. "Muito mais do que uma proposta de governo, os Centros Olímpicos nos darão a oportunidade de resgate social", ressaltou.

Comunidade
Os aposentados Maria Gorete Carneiro dos Santos, 64 anos, e Lázaro Antonio dos Santos, 67, estiveram na unidade logo cedo. ;Viemos fazer inscrição para a família toda;, contou Gorete. ;Não teríamos dinheiro para matricular todos se os cursos não fossem gratuitos;, acrescentou Lázaro.

;Achei a estrutura muito legal, por isso que eu vim correndo já no primeiro dia de inscrições;, brincou a vendedora Judite de Assis Ayres, 40, que inscreveu a filha de 14 anos no curso de futebol de salão. Para a dona de casa Taciane Valéria Pereira da Silva, 25, o curso de futebol de areia vai ser uma boa opção para ocupar o filho de sete anos.

A mesma opinião tem a dona de casa Aderlene Raquel Teixeira Constantino, 40, que reclama que o filho de sete anos fica muito tempo parado em casa. ;Espero que a atividade esportiva movimente meu filho, acostumado a ficar em frente ao computador e à televisão;, reclama.

O vigilante Domingos Janderley dos Santos, 39, que inscreveu o filho de 12 no basquete e o sobrinho de 10 no futebol de salão, também gostou da infraestrutura do Centro Olímpico. ;Um espaço como este é importante para promover a integração entre pessoas por meio de atividades orientadas por profissionais qualificados;.

Inscrições
Para se inscrever não é preciso apresentar documentação. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao Centro Olímpico das 8h às 12h ou das 14h às 18h e preencher a ficha de inscrição. Quem for sorteado terá até o dia 30 de abril para entregar os documentos necessários para a matrícula: atestado médico, declaração escolar, foto 3x4 e comprovante de residência. Os alunos só poderão frequentar as aulas após a entrega de todos os documentos.

Os Centros Olímpicos têm o objetivo de desenvolver valores de cooperação, solidariedade, pensamento crítico, autoestima e lealdade, possibilitando o aprimoramento de conduta cidadã em crianças e adolescentes. A descoberta de novos talentos esportivos será consequência natural desse processo.

O Centro Olímpico do Riacho Fundo I é o 9; em funcionamento no DF. Os outros são: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Estrutural. Atualmente são atendidos mais de 15 mil alunos matriculados em diversas modalidades esportivas. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, para as aulas, e aos finais de semana algumas unidades são abertas à população para lazer e eventos.

Inscrições
Aulas: futsal, futebol de areia, voleibol e basquete
Nesta quinta-feira (22) até 18h.
Sorteio: sexta-feira (23), às 9h.
Aulas: estimulação motora, handebol e atividade orientada
Dia 27/03, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Sorteio: dia 28/03, às 9h.
Local: QS 16 Lote F

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação