postado em 26/03/2012 17:34
Dad Squarisi, a professora de edição de textos e editora de opinião do Correio Braziliense, fará uma palestra nessa terça-feira (27/3), às 9h, no foyer do Espaço Sociocultural, na Rua Tabapuã, em São Paulo. O tema é "como escrever para as novas mídias", e o acesso é gratuito para os inscritos.O evento foi organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e terá uma recepção com café da manhã a partir das 8h30. Na ocasião, também será lançado o livro da palestrante "Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes".
A professora explica que estão erradas as pessoas que pensam que para escrever na internet não é preciso dominar bem a língua portuguesa. Para ela, quanto melhor conhecimento da língua, melhor proveito o escritor terá do espaço virtual. ;Existe uma teoria de que na internet nós podemos escrever de qualquer jeito, mas 80% dos leitores procuram informação. Por isso, é importante escrever corretamente;, garante.
Um dos pontos que a palestra aborda é a mutação que o leitor e escritor sofre do impresso para a internet. Para Dad, as inovações tornam o escritor mais sofisticado. Como exemplo ela cita o Twitter, onde quem escreve tem apenas o espaço de 140 caracteres para passar a mensagem, que deverá ser clara e objetiva.
Outra figura que também se transforma é o leitor, que será apressado, proativo, crítico, interativo e infiel. Ele irá comentar o conteúdo postado, enviará fotos a serem postadas e cobrará mais dos erros de português. O leitor também adquire a característica do visual. Ele passa a optar por ler textos mais curtos e que caibam na tela do computador. Textos grandes ou que tenham períodos longos, irá cansá-lo. Assim, o desafio do escritor será o de expressar a ideia central do que ele quer passar em apenas três palavras.
A ordem direta será a ideal para o leitor. Isto, porém, não deverá impedir de o escritor adotar também uma forma mais humorada nos textos. "O estilo de escrita irá depender do espaço em que a mensagem é postada, se é adequado ou não para aquele meio", assegura. Dad explica que até abreviações são permitidas, porém o local adequado para este tipo de linguagem seria os chats e não em blogs.
Por fim, a educadora frisa que nunca irá mudar, tanto na internet, quanto no impresso, a veracidade, já que a credibilidade do mensageiro será fundamental. Toda informação deverá ter uma boa apuração para não perder os leitores.
A palestra contará além de uma conversa mais descontraída, com vídeos, áudios, métodos de interatividade, característicos da internet. ;O que eu espero dessa palestra é que todo mundo saia apaixonado pela escrita na internet;, antecipa Dad.