Cidades

Servidores realizam passeata no Eixo Monumental por reajuste salarial

postado em 28/03/2012 12:01
Servidores realizam uma passeata para reivindicar reajuste salarial de 22,08% para todas as categorias do Executivo. A passeata se concentrou às 9h em frente a Catedral e desceu até os ministérios, bloqueando duas faixas do Eixo Monumental. A polícia ajudou a organizar o trânsito para evitar transtornos.

Até o meio-dia, os manifestantes fizeram uma vigília em frente ao Ministério do Planejamento, onde representantes de 31 entidades sindicais e do ministério se reúnem. Uma das faixas foi liberada.

Segundo Sérgio Ronaldo, secretário de Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), se as negociações não forem satisfatórias, a greve pode acontecer, "Queremos uma resposta do governo capaz de mostrar que a negociação é para valer. Caso contrário, a paralisação será inevitável".

As negociações entre governo e servidores seguiram sem avanço após a reunião desta quarta-feira (28/3) entre representantes das centrais sindicais e o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Os sindicalistas querem reajuste linear de 22,08%, mas o governo não está disposto a pagar esta fatura, que resultaria em um impacto aos cofres públicos de, aproximadamente, R$ 25 bilhões ou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. As 31 entidades envolvidas na campanha salarial de 2012 prometem deflagrar uma grave generalizada caso não seja alcançado um acordo até 30 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação