Cidades

Taxa de desemprego aumenta no DF de 11,5% para 12,4%

postado em 28/03/2012 12:10
O número de pessoas desempregadas aumentou no Distrito Federal. De acordo com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada nesta quarta-feira (28/3), a taxa de desemprego em janeiro saiu de 11,5%, para 12,4% em fevereiro. A pesquisa é feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Se comparado com o mês de fevereiro em 2011, a taxa se manteve praticamente estável. No ano passado, o número correspondia a 12,7%. Analistas atribuem o aumento da taxa devido ao crescimento da população economicamente ativa (pessoas procurando por emprego), que chegou a cerca de seis mil pessoas, neste ano.

Os analistas explicam que o crescimento do PEA pressionou o mercado de trabalho. Eles encaram como natural para período, já que no início do ano as pessoas voltam a procurar emprego, além das administrações públicas, que fazem reajustes no quadro de trabalhadores.

Apesar do crescimento de desempregados em relação a janeiro, ainda há motivos para comemorar, segundo os especialistas. Esta é a menor taxa no mês de fevereiro, desde que essa pesquisa começou a ser feita. Os setores que mais se destacaram em contratações foram construção civil e serviços. Enquanto isso, administração pública e indústria tiveram as menores propostas de trabalho.

Outra questão apontada pelos analistas foi que pelo oitavo mês seguido, o Aumento do Rendimento Médio Real dos Ocupados cresceu. Em janeiro, o aumento foi de 0,8% em relação a dezembro de 2011, o equivalente a R$ 2,223 mil. A expectativa com o mercado estabilizado e o rendimento médio real aumentando, é que mais pessoas procurem emprego nos próximos meses, o que os analistas classificam como bom.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação