Cidades

Respeito à faixa de pedestre no DF completa 15 anos neste domingo

postado em 31/03/2012 20:42
Neste domingo (1;/4), o respeito à faixa de pedestres no Distrito Federal completa 15 anos. Em comemoração à data, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promoverão, no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, das 8h às 12h, uma ação para conscientizar motoristas da importância do respeito à faixa. Além disso, pedestres receberão informações sobre os cuidados para uma travessia segura.

;O respeito à faixa de pedestres não é uma conquista do governo, é uma conquista do povo. Só com a conscientização da população podemos ter uma redução no número de acidentes e maior responsabilidade por parte de motoristas e pedestres;, afirmou o governador Agnelo Queiroz. De 2010 para 2011, o número de mortes por atropelamento na faixa de pedestres no DF caiu de 7 para 4, cerca de 50%.

Desde o início da atual gestão, foram pintadas e revitalizadas 1,8 mil faixas de pedestres em todas as regiões administrativas. Atualmente, as faixas estão mais bem sinalizadas, iluminadas e com focos piscantes. ;Quando assumimos o governo, o contrato de manutenção dos focos piscantes das faixas de pedestres estava vencido há quase dois anos. Nós fizemos nova licitação e estamos deixando as faixas ainda mais seguras;, destacou o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra.

Estão em teste no Distrito Federal cinco faixas de pedestres diferentes, com novos dispositivos de segurança, como entrada em zig-zag, para evitar que o motorista entre pelo acostamento, olho de gato entre as faixas, para alertar os motociclistas, e meios-fios pintados de amarelo para chamar atenção para a faixa. Elas estão localizadas na Universidade de Brasília (UnB); ao lado do Hemocentro, na Asa Norte; em frente à sede do Detran; próximo ao Pão de Açúcar do Sudoeste; e ao lado do Hotel Bonaparte, no Setor Hoteleiro Sul. ;Quando for homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o novo modelo de faixa de pedestre poderá ser implantado em todo o DF tornando a travessia das ruas ainda mais segura;, explicou Bezerra.

Comemorações ; Os visitantes que forem ao Parque da Cidade poderão participar das comemorações dos 15 anos de respeito à faixa de pedestres no DF assistindo apresentações teatrais e participando de jogos educativos (como Girotran, Jogotran e Minicidade). Também haverá distribuição de material educativo. Para as crianças, haverá cama elástica, bolo e pipoca.

As atividades educativas em comemoração aos 15 anos de respeito à faixa se estenderão por todo o mês de abril, em parceria com o DER e as administrações regionais. Serão realizadas blitzen educativas principalmente nas cidades onde houve maior índice de acidentes na faixa, como é o caso de Taguatinga. Veja no quadro abaixo as ações já programadas:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação