Jornal Correio Braziliense

Cidades

Servidores terão aulas de Libras para melhorar atendimento ao público

Servidores do Governo do Distrito Federal serão capacitados para atender a portadores de deficiência auditiva. O grupo, formado por 105 pessoas, vai frequentar 60 horas-aula de Língua Brasileira de Sinais (Libras), três vezes por semana, no Jardim Botânico de Brasília (JBB). ;A aceitação do curso foi até surpreendente. A demanda foi tão grande que precisamos abrir mais uma turma, e as vagas foram preenchidas rapidamente;, conta Fabíola Lima, gerente de Oficinas Pedagógicas do JBB. As aulas começam no próximo dia 10 e serão das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aproximadamente 80 pessoas ficaram na lista de espera.

O curso será ministrado pelo Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP), sociedade civil de caráter filantrópico. ;Os nossos quatro educadores ambientais que atendem ao público vão fazer o curso. Ao total, 17 servidores do Jardim Botânico serão capacitados para atendimento em Libras;, explica Fabíola Lima. O JBB tem cerca de 60 funcionários. ;O curso será básico, mas assim já estaremos aptos a nos comunicar bem melhor;, completa a gerente, que também estará em sala de aula nas terças, quintas e sextas-feiras.

Fabíola Lima disse que, além dos servidores do próprio JBB, também vão frequentar o curso funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ;Também atendemos alguns profissionais da comunidade que costumam lidar com pessoas com deficiência auditiva. Temos na turma uma comissária de bordo, atendentes de turistas e professores;, afirma.