Cidades

Protestos de agricultores contra Monsanto e seus alimentos dão resultado

Agência France-Presse
postado em 03/04/2012 18:24
Paris - Da África à América Latina passando pela Europa e a Índia, milhares de agricultores protestaram contra a Monsanto e seus alimentos geneticamente modificados, em um esforço que teve resultados, já que levou os responsáveis políticos a regulamentar melhor o setor agroalimentar, segundo um relatório de várias ONGs.

"Onde a Monsanto está presente, as sementes locais passam a ser ilegais, a biodiversidade desaparece, as terras são contaminadas e os agricultores e trabalhadores agrícolas são envenenados, incriminados, expulsos de suas terras", afirmam Os Amigos da Terra Internacional, Via Campesina e Combate Monsanto no relatório.

Em quase quarenta páginas, o documento relata, com testemunhos, os recentes combates contra o principal fornecedor de sementes geneticamente modificadas.

"Este relatório demonstra que as fortes objeções dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil tiveram um impacto sobre as autoridades políticas encarregadas de regulamentar o setor agroalimentar e de decretar as normas sobre pesticidas e cultivos transgênicos", destaca a síntese do texto.

Na Guatemala, por exemplo, as redes antitransgênicos alertaram para projetos de legislação e de adoção de programas de desenvolvimento americanos que favoreciam a chegada de sementes transgênicas ao país.

Na África, uma aliança pela soberania alimentar pode não seguir o exemplo da África do Sul, que adotou a tecnologia dos transgênicos, "apesar de as variedades de plantas transgênicas em questão (...) não resistirem nem à seca nem às inundações", aponta o relatório.

Na Europa, a opinião pública é majoritariamente contrária à produção de alimentos a partir de sementes geneticamente modificadas.

Segundo o relatório, o combate é mais difícil nos países em desenvolvimento ou emergentes.Apesar disso, alguns movimentos agrícolas conquistaram vitórias, como a moratória sobre a berinjela BT, uma versão transgênica do legume na Índia, ou a rejeição das doações de sementes híbridas no Haiti, depois de uma mobilização massiva contra os riscos para a soberania alimentar.

Apesar de toda esta mobilização, o relatório lamenta "a ofensiva sem precedentes do agronegócio sob a bandeira da nova ;economia verde; nos preparativos da cúpula Rio%2b20" prevista para junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação