Cidades

Operação Cerrado termina nesta quarta com pelo menos 32 pessoas presas

postado em 04/04/2012 11:24
A Operação Cerrado da Força Nacional, iniciada na terça-feira (3/4), encerra hoje (4), por volta de 18h. Segundo o balanço divulgado até o momento, pelo menos 32 pessoas foram presas, 15 delas em Luziânia e regiões próximas. Estas pessoas eram procuradas pela Justiça por crimes diversos, desde tráfico de drogas a latrocínio.

Segundo o coronel da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Divino Efigênio, estes eram mandados que estavam parados desde 2010. Alguns deles possuíam endereços fictícios ou desatualizados, o que dificultou as buscas. O coronel explicou que o caso só é encerrado depois que o procurado é capturado, levado para o Instituto Médico Legal (IML) para reconhecimento e depois encaminhado para o presídio.

Divino conta que a iniciativa da Força Nacional, Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, é de dar cumprimento aos cerca de 1,4 mil mandados de prisão. De acordo com o coronel, estas pessoas eram procuradas por roubos e homicídios. Existia até casos de uma única pessoa ter em aberto mais de quatro mandados, entre eles, tráfico de drogas e latrocínio. ;Eram pessoas que respondiam por crimes hediondos e estavam soltas, sem nenhuma informação de como seguiu o caso;, Divino explica.

O coronel assegura que apesar da operação terminar nesta quarta-feira, eles continuarão trabalhando nas diligências que ainda ficaram em aberto. Ele conta que uma proposta está sendo estudada, para que estes mandados sejam cumpridos de imediato. A proposta visa criar uma rotina de cumprimento diário destes documentos. "A segurança pública tem que ser ágil a esse ponto", conclui o coronel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação