Braitner Moreira
postado em 05/04/2012 18:16
Após às 10h desta quinta-feira (5/4), 901 presos em regime semiaberto voltaram às ruas e só se reapresentarão à Papuda e ao Centro de Progressão Penitenciária na segunda-feira com o saidão de Páscoa. Os requisistos para que os condenados consigam o benefício são três: aqueles que forem réu primário devem ter cumprido 1/6 da pena e aqueles que forem reincidentes devem ter alcançado 1/4 da pena; devem estar cumprindo pena no regime semi-aberto; e por último, deve ter histórico de bom comportamento.
A continuidade da operação Tartaruga durante a Semana Santa preocupa a especialista em segurança pública Marcelle Gomes Figueira. ;Se você sabe que a polícia não vai chegar, vê aí o momento oportuno de cometer um crime;, acredita. Para a professora da Universidade Católica de Brasília, o saidão de Páscoa pode aumentar os índices de criminalidade.
No ano passado, 823 presos tiveram direito ao saidão de Páscoa. Oito deles não retornaram à Papuda e ao Centro de Progressão. Em 2010, nove dos 871 presos fugiram. Os dados são da Subsecretaria do Sistema Penitenciário.