A movimentação no Morro da Capelinha, em Planaltina, está intensa desde às 6h desta sexta-feira (6/4). No local onde acontece a tradicional e maior via-sacra do Distrito Federal, cerca de 300 pessoas de outros estados e países ligadas à igreja Católica vieram para assistir o espetáculo. Pela manhã, cerca de 20 mil cristãos passaram pelo Morro para cumprir promessas e guardar um lugar para assistir à encenação do julgamento, da crucificação, da morte e do sepultamento de Jesus Cristo. No entanto, o maior fluxo de fiéis começa a chegar neste início de tarde. Para o evento de Páscoa, é esperado cerca de 200 mil pessoas.
O dia de sol forte exige alguns cuidados do público. A maioria dos visitantes está equipada com guarda-sol. As centenas de ambulantes que estão dando apoio ao evento vendem, além de comidas e bebidas, sombrinhas para os despreparados. Há também 330 bombeiros que estão responsáveis pelo atendimento ao público durante o trajeto do espetáculo. Até 12h, nenhum fiel precisou de cuidados médicos.
O trânsito no local segue em sentido único e até o momento está tranquilo. Durante a Via Sacra, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) organizará o trânsito no Morro da Capelinha. Desde às 7h, agentes do departamento controlam o acesso ao local e aos estacionamentos, além de isolarem a área do estacionamento na Praça do Cruzeiro, onde ficarão os postos de apoio dos órgãos da segurança pública e da imprensa.
Durante o evento, o Detran vai ter 22 agentes de trânsito, dez viaturas, um helicóptero, dois guinchos e um motorhome disponíveis no local. Juntamente com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, eles coordenarão o trânsito em Planaltina, que pode ficar complicado devido ao grande número de pessoas que vão para o local todos os anos acompanhar o evento.
Trinta policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) deverão fazer o controle de trânsito da DF-130, a partir das 13h, em sentido único (BR-020) e invertendo às 18h30, em direção única a Planaltina. O Transporte Urbano do DF (DFTrans) autorizou mais ônibus e linhas extras para atender a demanda dos fiéis. Quem quiser ir de carro poderá utilizar o estacionamento do Morro da Capelinha, que tem capacidade para 20 mil veículos. O espetáculo do Morro da Capelinha tem duração média de quatro horas. O esquema de segurança contará com 1,7 mil policiais militares.
Com informações de Sheila Oliveira