Cidades

"Organização e encenação impressionam", diz Filippelli sobre via-sacra

postado em 06/04/2012 19:02
O governador em exercício, Tadeu Filippelli, esteve na tarde desta sexta-feira no Morro da Capelinha, em Planaltina, onde é encenada a Paixão de Cristo. Ele acompanhou a preparação do elenco, formado por 1,1 mil atores, e assistiu a um trecho da Via-Sacra.

Filippelli destacou o esforço da comunidade da região administrativa em oferecer ao público um grande espetáculo religioso e a infraestrutura montada no Morro da Capelinha. "Neste ano, percebe-se nitidamente um aprimoramento na estrutura de iluminação e na melhoria dos acessos. A organização impressiona, especialmente o aparato de segurança. A comunidade se empenha muito nesse evento e o governo corresponde", disse ele, que há 16 anos acompanha a encenação em Planaltina.

O evento conta com esquema especial de segurança. Foram instalados no local postos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Agefis. O patrulhamento da área é feito por 1,7 mil policiais militares, 30 policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) controlam o trânsito e o Corpo de Bombeiros Militar disponibiliza um efetivo de 330 militares, 36 viaturas e um helicóptero para situações extremas.

O administrador da cidade, Nilvan de Vasconcellos, agradeceu o apoio logístico oferecido pelo Governo do Distrito Federal e ressaltou a importância da Via-Sacra para a economia da região. "Cadastramos 100 ambulantes, mas o comércio local também é beneficiado. Além disso, recebemos aproximadamente 50 mil turistas, especialmente os de Goiás e Minas Gerais", afirmou.

Dedicação
O governador em exercício chegou a Planaltina três horas antes do início da Via-Sacra. Ele presenciou a caracterização do elenco, no Centro Educacional 1, participou da oração dos integrantes do espetáculo e seguiu para o Morro da Capelinha em um dos 25 ônibus que conduziram os atores. Na viagem de 20 minutos, Tadeu Filippelli conversou com o professor de Ciências Saulo Humberto, que interpreta Jesus Cristo há 11 anos. "Eles (os atores) se entregam à pregação. Trata-se de uma manifestação de fé, pois percebemos o envolvimento espiritual", afirmou ele, impressionado com o espírito de abnegação e entrega dos artistas. O governador em exercício acompanhou a Via-Sacra até a estação dois, onde Jesus carrega a cruz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação