Cidades

Pacientes que receberam transfusões de sangue incentivam a doação

postado em 07/04/2012 09:07
Elton Fontele ao lado de Wanessa Ribeiro e Viviane Brunelly, que precisaram de 130 bolsas de plasma cada uma
Pessoas desconhecidas passam a dividir uma história de solidariedade. O sangue pode curar um homem. Um adulto pode salvar uma criança. Não há preconceito, distinção entre negros e brancos, altos e baixos, gordos e magros. Todos tornam-se iguais. O sangue saudável é sempre bem-vindo. Apenas 10 minutos são necessários para salvar três vidas. É o tempo que leva a doação de uma bolsa de sangue. Os quase 500ml coletados de um doador podem trazer de volta a saúde de quem está doente ou sofreu algum acidente.

Parte de cada uma das 780 pessoas que deram sangue para salvar a vida de Viviane Brunelly Araújo Tavares, 22 anos, está guardada na memória e no corpo da estudante de relações internacionais. Jovem e aparentemente saudável, Viviane jamais havia imaginado precisar da ajuda de tanta gente para se manter viva. Em 2011, sentiu dores pelo corpo, especialmente nos rins. Viu marcas arroxeadas nascerem nas pernas e nos braços. Preocupada, buscou ajuda médica. No hospital, recebeu o diagnóstico. A doença começou a assustar pelo nome: púrpura trombocitopênica trombótica (PTT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação