Antonio Temóteo
postado em 08/04/2012 07:41
Após a intensa chegada de marcas internacionais aos shoppings do Distrito Federal, o mercado de luxo local começou a atrair investimentos diversificados nos últimos dois anos. Impulsionados pelo bom momento econômico e interessados em abocanhar parte da renda média anual do brasiliense de R$ 50 mil ; medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita ;, empresários de outros segmentos também querem faturar com os consumidores com maior poder aquisitivo. Especialistas avaliam que os setores hoteleiros, imobiliário, de venda de veículos e de entretenimento e lazer estão de olho nesse potencial. Até bancos e hospitais tentam atrair as fortunas candangas.
O consultor de varejo e planejamento estratégico Alexandre Ayres explica que, apesar de Brasília ser a terceira capital onde mais se vendem produtos luxuosos, o perfil do consumidor local é diferente do paulista e do carioca. Segundo Ayres, os brasilienses, impulsionados pelo funcionalismo público, têm uma renda mensal alta. Entretanto, não desfrutam dos picos de recebimento de dinheiro comuns nos setores privados do Rio de Janeiro e de São Paulo.