postado em 08/04/2012 17:51
A partir das 8h de amanhã, segunda-feira (9), a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará na Cidade Estrutural oferecendo à população exames de ultrassonografia, mamografia e citológico, mais conhecido como preventivo ou Papanicolau. É a terceira localidade a receber o serviço, iniciado em 8 de março no Condominio Pôr do Sol, em Ceilândia. Até a última quinta-feira (5), ele esteve em Taquara, área rural de Planaltina.A unidade móvel, também chamada de Caminhão da Mulher, faz parte de ação do Governo do Distrito Federal para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde. ;Desde o primeiro dia do nosso governo, a prioridade número um é recuperar a saúde pública, que foi completamente destruída. A situação física dos hospitais estava uma tragédia. Havia centros cirúrgicos fechados, carência de pessoal e desabastecimento total da rede, com falta de medicamentos e equipamentos obsoletos, velhos ou quebrados;, destaca o governador Agnelo Queiroz.
A Unidade Móvel estará estacionada ao lado do Centro de Saúde, na entrada da Estrutural. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No início da manhã, são distribuídas as senhas de atendimento daquele turno. No começo da tarde, o procedimento se repete. Por dia, são realizadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade estiver instalada.
As mulheres interessadas em fazer os exames devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Para fazer a mamografia, a paciente deve ter 40 anos ou mais e o pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é feito,
preferencialmente, em mulheres que tenham se submetido a ele há mais de um ano. A previsão é de que o caminhã permaneça no local nas próximas três semanas.
Balanço ; Na primeira localidade onde o Caminhão da Mulher atendeu, o Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, foram feitos 1.176 exames, sendo 387 mamografias, 429 ultrassonografias e 360 preventivos. O caminhão da Saúde esteve na cidade entre 12 e 23 de março. Os números, segundo o governador Agnelo Queiroz, demonstram os benefícios da unidade itinerante. ;O caminhão facilita o acesso a exames para diagnosticar as doenças que mais matam as mulheres: o câncer de mama e o de colo do útero;, afirma.
Em Ceilândia, 82 das 429 ultrassonografias realizadas registraram anormalidades, entre elas útero miomatoso (existência de miomas) e cistos no ovário. Os resultados das mamografias e dos preventivos já foram entregues às pacientes, mas a Secretaria de Saúde ainda não relacionou os casos mais diagnosticados.
Todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para unidades específicas da rede pública do DF. ;De lá, os médicos avaliam se essa mulher deve ir para o hospital ou indicam o tratamento que deve ser feito;, explica a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani. Segundo ela, o GDF está cumprindo a meta de democratizar o acesso da população à saúde, atendendo mulheres de setores rurais e de áreas periféricas das cidades.