Cidades

Quase metade da população do DF está acima do peso, segundo pesquisa

postado em 10/04/2012 13:41
No que diz respeito a cuidados com a saúde, o brasiliense só não é exemplo porque está levemente acima da média nacional no item sobrepeso. Enquanto a proporção de pessoas acima do peso em todo país chegou 48,5, no Distrito Federal alcançou a marca de 49%, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgados hoje.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o fato de os brasilienses terem ultrapassado a média nacional se deve a faixa etária da população brasiliense. "O DF tem a população mais idosa do país e isso refletiu na maior concentração de obesos se comparado ao ano passado", explicou. Existe um aumento de cerca de 6% a cada diferença etária de dez anos, ou seja, quanto mais velha uma população maior a probabilidade de ser mais gorda.

Apesar do índice, o brasiliense pratica mais atividade física no seu tempo livre que o brasileiro padrão. E é neste número que o ministro aposta para que os cidadãos da capital consigam chegar ao peso ideal. "A cidade já começa a reverter a situação de sobrepeso com a ampliação de espaços físicos públicos que convidam as pessaos a praticarem esportes", disse.

Além de serem mais ativos, os brasilienses também dão exemplo entre os que comem mais hortaliças e frutas e entrem os que bebem menos bebida alcoólica em excesso. Enquanto a média nacional de pessoas que ingeriram em uma mesma ocasião quatro ou mais doses de uma bebida para mulheres ou cinco ou mais doses para homens é de 17%, a média candanga é de 15%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação