Cidades

Integrantes do MST ocupam Ministério do Desenvolvimento Agrário

postado em 16/04/2012 08:33

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta segunda-feira (16/4) o hall de entrada do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os manifestantes bloquearam a entrada dos funcionários, que só conseguem acessar o prédio por uma portaria alternativa. Segundo José Damasceno, da coordenação nacional do movimento, a ocupação teve início às 5h40 e abre a ;jornada de luta; na campanha do Abril Vermelho.

Cerca de 300 pessoas estão no local. Eles pedem uma reunião com representantes do governo para entregar uma lista de reivindicações. Entre os pontos estão a retomada da reforma agrária e investimentos nas desapropriações de terras no país. Também está na pauta, a elaboração de um plano emergencial para assentar mais de 186 mil famílias, além da criação de um programa de desenvolvimento de assentamento e investimentos na habitação rural, educação, saúde e crédito agrícola.

O grupo lembra também o massacre de Eldorado dos Carajás, que nesta terça-feira (17/4) completa 16 anos. Em 17 de abril de 1996, 19 sem-terra foram mortos no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, pela Polícia Militar do estado. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.

O MST deverá fazer ao longo da semana outras ocupações de terra e de prédios públicos (como as delegacias do Ministério da Fazenda e as sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, nos estados).

Com informações da Agência Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação