Como anunciado na noite de dessa quinta-feira (19/4), os metroviários voltaram ao trabalho durante a manhã desta sexta-feira (20/4). A paralisação da categoria iniciada ontem foi suspensa por 24 horas e todos os 42 trens funcionam normalmente. Segundo o sindicato dos metroviários (SindMetrô), o governo apresentou uma proposta de redução de carga horária dos funcionários de oito para seis horas, além de um prazo de 15 dias para discussão das demais cláusulas.
A assessoria do Metrô/DF confirmou que terá uma reunião por volta das 11h com o governo para decidir algumas propostas que serão apresentadas aos metroviários. Às 15h, outra reunião, agora com a presença de representantes do sindicato, poderá definir o acordo. Por volta das 20h de hoje haverá uma assembleia com a categoria para decidir sobre os rumos da paralisação.
Caso a categoria opte por retomar a greve, apenas 30% do efetivo estará funcionando, mesmo amanhã, dia em que Brasília completa 52 anos. Caso contrário, se a categoria mantiver a paralisação suspensa, então o serviço será disponibilizado com a adoção de medidas especiais para atender a população neste dia 21 de abril.