postado em 20/04/2012 13:17
O Plano Ação pela Vida foi lançado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, nesta sexta-feira (20/4). O plano é uma ação integrada entre as forças de segurança pública, que são a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Detran, com outros órgãos do governo. O objetivo é diminuir a taxa de criminalidade no DF.A ação prevê a criação de quatro áreas integradas de segurança pública (oeste, leste, sul e metropolitana). Essas áreas foram divididas em 31 regiões, correspondentes às regiões administrativas e ao Plano Piloto. Cada região terá foco específico em um tipo de crime, dependendo do perfil. O Plano Piloto, por exemplo, terá um policiamento mais voltado para a prevenção de roubo com restrição de liberdade, e na Ceilândia o mais importante será o combate ao tráfico de drogas.
O governador quer o envolvimento de outros órgãos, além da participação da população. Para ele a segurança pública não é apenas policiamento, também envolve áreas como iluminação e participação da comunidade através dos conselhos regionais.
O plano que está sendo lançado hoje, será avaliado daqui a 90 dias, para verificar se já existem resultados concretos, como a redução da criminalidade.