postado em 21/04/2012 10:21
Durante assembleia, realizada na noite dessa sexta-feira (20/4), os funcionários do Metrô-DF decidiram manter a greve suspensa. A decisão foi tomada a fim de atender a população durante as comemorações do aniversário de Brasília, com a adoção de medidas especiais. Neste sábado (21/4), os trabalhos continuam normais e os trens funcionarão normalmente hoje e amanhã. Segundo o sindicato dos metroviários (SindMetrô), o governo apresentou uma proposta de redução de carga horária dos funcionários de oito para seis horas, além de um prazo de 15 dias para discussão das demais cláusulas. A próxima assembleia dos trabalhadores está marcada para o dia 30 deste mês. As negociações com o GDF continuarão na semana que vem.
[SAIBAMAIS]Em nota, o GDF diz reafirmar compromisso com os servidores do e destacou ;que todos os esforços estão sendo feitos para atender os anseios da categoria;. No texto, o governo apresenta três propostas para dar um fim ao impasse: encerrar a greve, continuar a negociar o Acordo Coletivo ou, caso não haja negociação, ajuizar um dissídio coletivo.
Leia a nota na íntegra:
NOTA AO SINDICATO DOS METROVIÁRIOS
Brasília, 20 de abril de 2012.
Senhor Coordenador-Geral do SINDMETRO,
O Governo do Distrito Federal reafirma seu compromisso com os servidores do METRO/DF e destaca que todos os esforços estão sendo feitos para atender os anseios da categoria, para tanto, esta Secretaria, juntamente com a Direção do METRO/DF, apresenta as seguintes propostas:
a) Continuidade da prestação dos serviços, com as condições de jornada praticadas antes do movimento grevista de dezembro/2011 até 5; feira, 26 de abril de 2012.
b) Continuidade do processo de negociação em torno das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.
c) Caso não haja acordo/êxito nas negociações, até o dia 30/04/2012, as partes ficam autorizadas, de forma irrevogável e irretratável, a ajuizarem dissídio coletivo de trabalho.
Com informações de Isabela de Oliveira