Roberta Machado
postado em 24/04/2012 12:34
A Fundação Logosófica abriu um concurso literário jovem, que irá premiar alunos do Ensino Médio de todo o país. Serão aceitos textos de adolescentes da rede pública e particular que irão concorrer a diversos prêmios para eles e para os seus colégios. O autor da melhor redação irá receber um ipad, um iphone e um ipod, enquanto os colocados de 2; a 10; lugar ganharão um ipad cada um. A instituição de ensino do aluno melhor colocado irá receber uma lousa eletrônica, e as escolas dos demais classificados ganharão cinco notebooks. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio.Os textos, de uma página, devem ser baseados no livro Bases para Sua Conduta, disponível no site da fundação para download gratuito. A obra, escrita por Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Ciência Logosófica, discursa sobre a busca da felicidade e do aperfeiçoamento pessoal. "O concurso não está direcionado aos alunos do colégio logosófico, porque eles estudam esse livro. Queremos ver o ângulo de visão do adolescente que tem contato com o livro pela primeira vez", explicou Maria Helena Abreu, membro da reitoria da Fundação Logosófica e representante do concurso em Brasília.
Até o final do mês de maio, estudantes de todo o país podem inscrever seus textos no site da competição
. É possível fazer as inscrições e fazer modificações nas redações até o fim do prazo, no dia 31 de maio. O concurso já recebeu um grande número de inscrições, mas espera aumentar esse volume reforçando o chamado para os alunos da rede pública do Distrito Federal. "Com a rede pública em greve, não sabemos de os cartazes e panfletos chegaram às escolas. Gostaríamos de fazer esse convite", ressaltou Maria Helena.
As redações irão passar por uma fase de avaliação local, que irá selecionar os melhores textos para a classificação final, no Rio de Janeiro. Os dez primeiros premiados receberão os prêmios na capita carioca em 11 de agosto, dia internacional da logosofia. A viagem para o Rio, com acompanhante, terá todas as despesas pagas pela organização do concurso.
A fundação também oferece palestras gratuitas sobre o tema do livro. O palestrante pode ser requisitado pelo telefone 3326-4205.