O Governo do Distrito Federal anunciou em nota, na tarde desta quinta-feira (26/4), que as negociações com o Sindicato dos Professores estão suspensas enquanto durar a ocupação da Secretaria de Administração Pública por um grupo de representantes da categoria.
No início da tarde, policias militares e professores entraram em conflito e dois professores tiveram os olhos atingidos por gás de pimenta. Centenas de professores e um grupo estudantes do Centro Educacional 123 de Samambaia continuam no local protestando. Alguns professores foram impedidos de chegar à área em frente do Buriti, onde os professores que entraram no prédio estão.
Por volta das 15h40, uma tropa de choque da Polícia Militar chegou ao local com mais de dez carros, um caminhão e três motos, para aumentar a segurança.
Para o GDF, a ocupação é lamentável por sabotar o processo de diálogo no qual este diz estar insistindo desde o inicio do movimento e por acreditar que a ação configurar um exemplo negativo por parte de representantes dos educadores.
Professores grevistas invadiram na manhã de hoje o 6; andar do anexo do Palácio do Buriti, sede da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, e insistem em permanecer no local. A ocupação foi pacífica e a polícia não teve que intervir. Outro grupo de manifestantes também tentou entrar no prédio, mas a polícia impediu a entrada.
A secretaria já entrou com um pedido na Justiça para pedir a desocupação do prédio. De acordo com informações do sindicato dos professores, uma reunião de negociação está prevista para às 17h desta quinta-feira. A Secretaria de Administração não confirmou a informação.
Com informações de Thalita Lins.
<--[if gte mso 9]>
[SAIBAMAIS]