Cidades

Qualificopa forma mais 950 estudantes para atender a demanda da Copa

Essa já é a terceira turma que recebe o certificado de qualificação profissional

postado em 27/04/2012 15:25
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou ontem, 26 de abril, da entrega de certificados dos 950 formandos da terceira turma do Qualificopa, programa de qualificação profissional que prepara trabalhadores para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. Com essa turma, agora a cidade conta com 2,5 mil pessoas qualificadas.

Além de capacitar pessoas para trabalhar nesse grande evento esportivo, o governador destacou que o objetivo do programa, coordenado pela Secretaria de Trabalho, é melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal. ;Em 2013, a agenda de eventos começa com a Copa das Confederações. Em seguida, virá a Copa do Mundo e muitos outros eventos. Dessa forma, as oportunidades vão aumentar ainda mais e o governo não descansará enquanto houver um desempregado na cidade;, afirmou.

Lingua estrangeira ; Na ocasião, o governador anunciou ainda a criação do curso de línguas, que tem como parceiro o Instituto Federal de Educação. Serão oferecidos os cursos de inglês, espanhol e francês. Ele firmou o compromisso que, até o final de 2013, serão inauguradas 14 escolas técnicas para esse fim e que os alunos formados pelo Qualificopa terão preferência para que continuem a se capacitar.

Um exemplo de esforço foi mostrado pelo orador da turma de formandos, Paulo Henrique dos Santos Lima, 25 anos. Estudante de Publicidade e capacitado no curso de Organização de Eventos, ele disse que o programa é o responsável por ele fazer a diferença no mercado de trabalho. ;Sei que há espaço para todos, mas temos que estar preparados. Meu próximo passo é atualizar meu currículo com essa qualificação e procurar o emprego dos meus sonhos que é o de Promotor de Eventos;, declarou.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, agradeceu aos formandos de todas as turmas por acreditarem no programa. ;Os alunos do Qualificopa podem se dirigir à Agência do Trabalhador que eles já estão orientados a ajudar os capacitados a entrar no mercado de trabalho;, afirmou.

Programa ; O Qualificopa é responsável pela inserção de 20% dos alunos das duas primeiras turmas no mercado de trabalho. No curso de camareira, a absorção chegou a 40%. Somente na primeira turma, daqueles que participaram do curso de assistente administrativo, 26% trabalham e, dos demais, 23% estão empregados.

Entre os cursos oferecidos estão garçom, camareira, vendedor, supervisor de hospedagem, webdesigner, informática básica, organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro e atendente de consultório e telemarketing.

As inscrições para a 4; turma do programa se encerraram em 10 de fevereiro de 2012. As aulas, que terão duração de 200 horas, estão previstas para começar em maio. As listas dos candidatos selecionados para as turmas do Qualificopa será divulgada no site da Secretaria de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br), em 8 de maio.

Estiveram presentes na ocasião a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt e a subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Sandra Di Croce.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação