postado em 04/05/2012 10:39
Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) criam resistência contra uma possível reintegração de posse e prometem mais um dia de tensão. O prazo para desocupação do terreno que os manifestantes ocupam na QNR, em Ceilândia, conhecida como Ocupação Novo Pinheirinho, terminaria nesta sexta-feira (4/05). No entanto, Vitor Guimarães,u m dos líderes do movimento, disse que a notificação da Justiçao foi emitida na última quarta-feira (2). Nesse caso, o prazo para a desocupação vencerá apenas no domingo.
[SAIBAMAIS]Antevendo a possível ação da polícia, os integrantes do movimento cercaram a ocupação com pneus, e colocaram gasolina em alguns pontos, prontos para atear fogo caso algum policial se aproxime. Os manifestantes dizem estar prontos para usar força, se necessário, para permanecer na área. Eles estão munidos de facas e coquetel molotov.
Um dos coordenadores do movimento, Agrilson de Abreu Santos, 32 anos, reforçou a seriedade da situação e a possibilidade de um enfrentamento caso os policiais tentem retirá-los do local. ;Se a polícia vier, pode trazer o IML junto, porque vai sair gente morta daqui. A gente está disposto a morrer para ter nossa casa.;
Em 21 de abril, quando o acampamento começou a ser montado, havia 300 famílias no local. Hoje, estima-se que 1300 famílias ocupem o local.