Cidades

Estudantes sem diploma são aceitos em cursos de pós graduação de Brasília

postado em 06/05/2012 07:45
A educação se desenvolve em ciclos, que se iniciam na alfabetização e chegam ao ápice com o pós-doutorado. No mundo moderno, um diploma pode render salários maiores ou outro tipo de reconhecimento no mercado de trabalho. Porém, as empresas que acreditam contratar especialistas correm o risco de serem enganadas. Em plena capital do país, instituições de ensino superior agem na ilegalidade e oferecem cursos de pós-graduação simultâneos aos de graduação. A reportagem do Correio identificou pelo menos três estabelecimentos que matriculam alunos sem diploma de nível superior em etapas que lhes dão o certificado de especialista. O esquema é feito apesar de uma resolução do Ministério da Educação (MEC) definir claramente que uma etapa não pode-se sobrepor a outra nem sequer caminhar em conjunto. Como o próprio nome diz, pós-graduações só podem ser feitas por pessoas com nível superior completo.

Sem saber que falavam com a reportagem, o Centro de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Profissional Superior (Caaps), localizado no Setor Comercial Sul, em Taguatinga e em Goiânia; a Faculdade Darwin, no Areal (Águas Claras); e o Prodeesp Capacitação Profissional, curso a distância localizado em Taguatinga, informaram aceitar a inscrição de pessoas ainda em processo de formação. Nas gravações feitas pelo Correio (leia ao lado), os atendentes pedem somente uma declaração que indique o semestre cursado. O discurso de todas é semelhante: ;Você faz a pós-graduação com a gente e, quando terminar a graduação, traz o diploma e nós emitimos o outro certificado. Assim, você pode ter no currículo as duas coisas;, diz uma das atendentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação