Cidades

Motoqueiros de Brasília encaram viagem de 2,3 mil km na América do Norte

postado em 06/05/2012 21:08

Esta será a 18ª viagem sobre duas rodas do grupo, que começou com bicicletas

Apelidos, brincadeiras, músicas e muitas histórias. Não é difícil perceber a amizade dos 42 integrantes do Jacaré Moto Clube, grupo que percorre o mundo em cima de motos possantes. E não é para menos. Juntos, eles já escaparam de tornados, foram algemados e conheceram em detalhes cidadelas do leste europeu. Em 8 de junho, 18 deles partem para uma nova aventura: viajarão 2,3 mil quilômetros pelo Canadá, com Vancouver como ponto de partida e chegada, passando por Calgary e Whistler, entre outros destinos. A volta está prevista para o dia 23.

Esta será a 18; viagem da turma. O advogado Luiz Freitas Pires Saboia, 57 anos, é um dos adeptos da aventura em terras da América do Norte. "A moto proporciona uma visão diferente. Você pilota e está em contato direto com as pessoas, com o ambiente. Você conhece lugares onde não pararia normalmente", conta o maranhense. Mas um dos roteiros mais marcantes foi o da Rota 66, nos Estados Unidos, em 2008. Foi lá que, por pouco, eles não foram atingidos por um tornado.

"Pegamos uma região com tempestade perto de Oklahoma, e o guia nos avisou para sairmos logo. De fato, algumas horas depois, um tornado derrubou umas 40 casas por ali", lembra o coronel de reserva da Polícia Militar Mário Sérgio Caetano, 63 anos. "É um grupo maravilhoso. Você passa a conhecer melhor as pessoas quando viaja e convive vinte e quatro horas por dia. Ficamos amigos", conta.

Essa não foi a única saia justa enfrentada pelos viajantes. Na mesma estrada, eles chegaram a ser algemados e presos. Isso porque a moto de um dos membros estragou e outro colega filmou a cena. Passantes acreditaram que a câmera era uma arma e chamaram a polícia. "Depois, explicamos a situação e ficamos até amigos dos policiais", lembra o empresário Oswaldo Oliveira, 58 anos.



Confusão parecida foi vivida pelo cirurgião plástico Sérgio Feijó, 56 anos, na entrada de Las Vegas. Atrasado após prestar auxílio a um colega do grupo, Feijó excedeu o limite de velocidade da via para ao tentar se juntar aos demais motoqueiros. Resultado: foi algemado pela polícia local. Depois de pagar uma multa, foi liberado.

Durante as viagens, o médico acumula uma função diferente da que realiza no dia a dia: torna-se clínico geral e auxilia os amigos. "Andamos com responsabilidade, nunca houve um acidente grave. Preparamos a viagem com um ano de antecedência, fazemos seguro e contamos com hospitais cadastrados", explica Sérgio, que é apaixonado por motos desde os 12 anos. "Do que eu mais gosto, sem dúvida, é a amizade que temos", completa.

O início

A primeira viagem do grupo, em 2001, também foi feita em duas rodas. Mas, no lugar de motos, eram bicicletas. Os amigos viajaram cerca de 250km, durante sete dias, de Arraial D;Ajuda a Ilhéus, na Bahia. Como pretendiam apenas passar um tempo descontraídos, eles percorriam apenas 40km diários, sempre pelo litoral.

Após um dos colegas passar mal, surgiu a iniciativa de fazer os roteiros em motos. O primeiro percurso foi realizado em 2002, entre Fortaleza e Recife. Os amigos rodavam cerca de 200km por dia pela beira-mar. Na época, um caminhão levava as motos para o destino inicial do percurso. Hoje, eles alugam motos no local para onde vão viajar.

Acompanhe em detalhes:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação