postado em 14/05/2012 12:03
Uma suspeita de surto de gripe equina foi identificada pela secretaria de agricultura do Distrito Federal na área da Granja do Torto. O órgão desconfia que os animais que participaram da Exposição agropecuária, no último mês de abril, estejam contaminados. Acredita-se que cerca de 600 cavalos possam estar com o vírus da gripe.Segundo o gerente de sanidade animal da secretaria de agricultura, Bernardo Lafetá, amostras clínicas dos cavalos que estão com suspeita de contaminação foram coletadas para análise e confirmação da doença. Os haras que abrigam cavalos que apresentaram os sintomas da doença foram interditados. Os animais estão proibidos de sair ou de entrar nesses locais. O contágio do vírus se dá de forma rápida, por isso a grande preocupação com o contato de outros animais.
Os sintomas são muito parecidos com a gripe humana: febre, fraqueza, narina escorrendo, além de apatia. A doença pode ser fatal para cavalos que estejam em idade mais avançada ou para aqueles mais novos que ainda não tem a imunidade estabelecida. Os cavalos debilitados também correm risco de morte. Para combater a doença, Lafetá explica que o animal deve permanecer em repouso sem forçar atividades físicas, além de manter uma boa alimentação e aplicação de medicamentos.
Lafetá ainda recomenda que os donos, ao verificar os sintomas, chamem auxílio veterinário, para avaliar os animais. Depois é necessário que a secretaria seja notificada para que seja feita visita ao local e verificar a necessidade de interdição do haras.