postado em 17/05/2012 10:15
Hospitais e postos de saúde da rede pública de Brasília integram a partir desta quinta-feira (17/5) à Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde que visa melhorar a assistência a gestantes, recém-nascidos e crianças de forma integral e mais atenciosa. O programa promete atendimento às gestantes desde o diagnóstico da gravidez até o nascimento do bebê. A Rede Cegonha assegura aos recém-nascidos a realização do teste do pezinho, orelhinha e olhinho. O bebê também terá a primeira consulta com o pediatra em um prazo máximo de sete dias após o nascimento, e acompanhamento de mês em mês. A mãe que tiver problemas para amamentar será encaminhada para o banco de leite. Ela será inserida no Programa de Planejamento Reprodutivo e também irá receber consultas.
Segundo a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani, a mulher que suspeitar da gravidez e estiver em idade fértil será acolhida pela centro de saúde mais próximo para realizar um teste rápido. Caso o exame dê positivo, a gestante irá passar por uma avaliação de risco e testes de HIV e sífilis. Caso o resultado seja negativo, ela será encaminhada para o Programa de Planejamento Reprodutivo.
Logo após o diagnóstico de gravidez, as mulheres serão inscritas na Rede Cegonha. A primeira consulta do pré-natal será marcada em um prazo máximo de dez dias após o exame, e a mamãe deverá ter consultas mensais nos primeiros meses e semanais no fim da gravidez.
Todas as mulheres inscritas também serão cadastradas no sistema de dados do Ministério da Saúde e terão auxilio mobilidade.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que o programa é, para ele, mais que uma assistência às mães. ;Essa é uma decisão política. Priorizar com atenção às gestantes não é uma assistência, é cuidar da mãe da criança;.
O Distrito-Federal participa do programa desde dezembro do ano passado e as unidades de saúde da Região Sudoeste de Saúde, Recanto das Emas, Taguatinga e Samambaia, já colocam em prática o segundo componente da Rede Cegonha, que envolve assistência a partir do parto.