Cidades

Festival Esportivo movimentará mais de 7 mil alunos em centros olímpicos

Evento é promovido pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand (FAC)

postado em 21/05/2012 17:11
Mais de sete mil crianças e adolescentes dos centros olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião, participam, a partir de amanhã (22), do Festival Esportivo 2012. A garotada, na faixa etária de 7 a 17 anos, disputará jogos e provas em diversas modalidades, coletivas e individuais, inclusive na categoria adaptada. O Festival Esportivo2012 é uma iniciativa do projeto Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand (FAC).

As competições ocorrem de amanhã até o dia 24 de junho, em duas etapas. Na fase local, que vai até 1; de junho, as provas e jogos serão realizados durante o período das aulas e os alunos participam das atividades nos próprios centros em que são matriculados. Já na fase final, que será realizada durante dois fins de semana de junho, nos dias 16 e 17 e 23 e 24, haverá integração entre os alunos de diferentes centros para a formação das equipes. Os jogos terão arbitragem oficial das federações esportivas do DF.

O objetivo do festival é estimular a integração entre os jovens, deixando de lado o espírito de rivalidade na competição. É o que explica João José Vianna, mais conhecido como Pipoka, ex-jogador de basquete e membro do Comitê Gestor dos Centros Olímpicos na Secretaria de Esporte do DF.;A ideia é que o festival tenha uma conotação de integração e não de competição. Os alunos entendem isso, até porque os times são formados por jogadores de diferentes centros e eles não estão defendendo um centro específico;, destaca. Ao todo, são oito modalidades na categoria convencional ; futsal, basquetebol, voleibol, futebol soçaite, futebol de areia, handebol, tênis e atletismo, e três na categoria adaptada (atletismo, bocha e goalball).

Encerramento - A cerimônia de encerramento do Festival Esportivo 2012 será realizada em 30 de junho, no Centro Olímpico de São Sebastião, e contará com a participação de todas as crianças e adolescentes que estiveram presentes na segunda fase do evento. Está previsto um desfile com os alunos representantes de cada centro e a entrega de troféus às gerências dos Centros Olímpicos participantes.

Informações sobre o Festival Esportivo 2012 no site

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação