postado em 24/05/2012 18:56
A Secretaria de Saúde terá 30 dias para adotar medidas de reabastecimento dos estoques de medicamentos, suplementos e enzimas para o tratamento da fibrose cística, doença crônica que afeta os aparelhos digestivo e respiratório, além das glândulas sudoríparas. A determinação foi feita nesta quinta-feira (24/5), pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).A Corte ainda exigiu que seja criada uma Comissão de Farmácia e Terapêutica para seleção dos medicamentos, a relação de pacientes atendidos pela secretaria e de produtos e quantitativos necessários ao tratamento. A pasta também terá que verificar as pendências para que o Hospital da Criança se torne um centro de referência para o tratamento da fibrose cística.
Em 29 de setembro de 2011, o TCDF já havia determinado que a secretaria abastecesse imediatamente a rede com um estoque mínimo de remédios necessário à manutenção da vida dos pacientes portadores de fibrose cística.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que em 30 dias todos os medicamentos e componentes médicos usados pelas pessoas com fibrose cística serão repostos nas farmácias especializadas da rede pública. Segundo eles, "os processos de compra emergencial de dois polivitamínicos e do medicamento ;Tobramicina; já haviam sido iniciados".