Começou na tarde desta segunda-feira (28/5) a derrubada dos barracos localizados na QNR 1 de Ceilândia, na ocupação conhecida como Novo Pinheirinho. A operação é realizada por aproximadamente 100 pessoas da Secretaria da Ordem Pública e Social (SEOPS), Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Terracap, Secretaria de Limpeza Urbana, Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e da administração da cidade.
Dezoito policiais militares também estão no local, mas a área está totalmente desocupada e nenhum manifestante se encontra mais no acampamento.
[SAIBAMAIS] A desocupação das mais de 1400 famílias terminou ontem (27), prazo dado pelo governo após acordo com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Segundo o coordenador do movimento, Vitor Guimarães, os trabalhadores deixaram o local de forma pacífica.
Em reunião na última quinta-feira, o secretário de governo Paulo Tadeu se comprometeu a cadastrar as famílias no programa habitacional Morar Bem. Para isso, o prazo para inscrição será reaberto para o MTST e para toda a população do Distrito Federal.
De acordo com Renato Cavalcanti, diretor de vigilância da Sudesa, a previsão é de que todos os barracos sejam derrubados ainda hoje e que até amanhã o local esteja completamente limpo.