postado em 30/05/2012 11:11
A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) realizou, na noite de terça-feira (29/5), uma fiscalização contra a pirataria nas regiões de Taguatinga e Ceilândia. No Gama, foram fiscalizados os guardadores e lavadores de carros, conhecidos como flanelinhas. Na operação contra a pirataria, os agentes conseguiram apreender mais de 4,5 mil CDs e DVDs falsificados, além de efetuar a prisão de dois homens que vendiam esses produtos. Os dois homens suspeitos foram abordados no centro de Taguatinga. Um deles estava com 160 mídias piratas e o outro foi encontrado com 130 CDs e DVDs falsos.
Os dois suspeitos foram levados para a 12; Delegacia de Polícia. Um deles pagou fiança e foi liberado e o outro permanece preso. Os dois irão responder por crime de violação de direitos autorais. Os agentes também encontraram outras 4.210 mídias falsificadas em Taguatinga e Ceilândia, mas os donos da pirataria conseguiram fugir ao perceber a presença dos agentes.
No Gama a fiscalização ocorreu no Setor Central da cidade. Pelo menos sete flanelinhas foram presos porque não tinham autorização para trabalhar como guardadores e lavadores de veículos. Todos os suspeitos foram encaminhados para a 14; Delegacia de Polícia (Gama), onde assinaram um termo circunstanciado, além de um compromisso de retornar à Justiça quando forem citados.
Os flanelinhas irão responder pelo crime de exercício ilegal da profissão em liberdade. Caso condenados, eles podem pegar de 15 dias até três meses de prisão. Para trabalhar como Flanelinha o candidato deve fazer um registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na 508 Norte.